Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

Aumenta a influência da crise ambiental global sobre a economia

sexta-feira, janeiro 11, 2008 2:16:00 PM

As previsoes do Relatório Stern, que estima cenários econômicos proporcionais ao aumento da temperatura média planetária, parecem se confirmar rapidamente. Um dos termômetros econômicos desta relação é o aumento dos pagamentos de seguro em reparação de danos causados por fenômenos naturais.
A compania Munich Re, a segunda maior seguradora do mundo, publica anualmente um relatório sobre as catástrofes naturais. No de 2007, a compania mostra que o pagamento de seguros em todo o mundo aumentou em 50% e que o valor total pago chegou a 950 milhoes de dolares, um recorde da série histórica que começou a ser levantada desde 1974.
O Worldwatch Institute também publica seu relatório 2007 focalizando energia e economia. No documento o organismo estima que até o fim do século pelo menos 8% do orçamento mundial será investido para reparar consequências do desequilíbrio ambiental. Um total de 39 países sofrerão um decréscimo de 5% do seu desenvolvimento causado pela destruição de florestas e destruição de recursos renováveis e pelo menos 10 países sofrerão uma perda de desenvolvimento de 25 à 60%.
Os cenários previstos se baseiam sobre a evolução de dados atuais. Apesar de existirem bons exemplos de países que diminuiram sua emissoes além do estabelecido pelo protocolo de Quioto, muitos continuam aquém do esperado e outros ainda, como o Canadá, aumentam suas emissoes, julgando irrealistas os objetivos do protocolo .
Infelizmente, só acreditamos na catástrofe quando ja é tarde demais. Desde o início do inverno o clima na América do Norte tem variado além dos limites normais. Uma tempestade de neve despejou em três dias uma camada de até um metro de neve sobre boa parte do centro, nordeste americano e sobre o leste canadense. A Califórnia, que sofreu dois grandes incêndios florestais no outono, agora esta sofrendo temperaturas abaixo do normal. A cultura de laranja está em risco com as fortes geadas e até neve. No Quebec, após a nevasca de dezembro que consumiu a totalidade do orçamento destinado à limpeza das ruas durante o inverno, tem se um período anormalmente quente desde o inicio de janeiro. As temperaturas de até +9C fez derreter o gelo e extravasar os rios. Várias cidades estão sob alerta de inundação e teme se um outro fenômeno que deixou mais de 800000 casas sem eletricidade durante mais de um mês do inverno de 1998: o verglas.

Marcadores: , , ,


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google