Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

Ancestral da capivara tinha uma tonelada

terça-feira, janeiro 15, 2008 8:37:00 PM


Um paleontólogo uruguaio descobriu o crânio fossilizado de um roedor extinto que pode ter tido entre 468 e 2.500 kg. O nome Josephoartigasia monesi foi dado à espécie em homenagem ao seu descobridor, Alvaro Mones. Veja a matéria com imagens clicando aqui.
A espécie faz parte da fauna gigante das Américas e da Eurasia cuja disparição está associada à expansão do Homo Sapiens. No Brasil, grande parte dos fósseis da fauna gigante foi descoberta por Peter Wilhelm Lund (1801-1880), na regiao do município de Lagoa Santa, MG. Entre os fósseis, os do tigre-de-dentes-de-sabre, da preguiça e do tatu gigantes são os mais impressionantes, cujos exemplares foram doados ao rei da ... Dinamarca (Será ele o precursor da pirataria científica no Brasil?) Apesar de Lund ter descoberto centenas de ossadas humanas em cavernas e grutas, somente nos anos 1970s a região ganhou popularidade mundial com a descoberta dos fósseis de Luzia, nome dado em homenagem à cidade de Santa Luzia, que sediava o sítio arqueológico de Lagoa Santa. Mas isto é outra história.

O recorde precedente entre os fósseis de roedores era atribuído ao Phoberomys pattersoni, encontrado na Venezuela em 2003 com peso estimado em 700 kg.

O maior roedor vivo atualmente é o carpinchio (Hydrochaeris hydrochaeris), que chega à 60 kg e é endêmico em quase toda América do Sul. Carpinchio é o nome popular dado à capivara na Argentina, que na Guyana é conhecida como cabiaí.

Marcadores: , ,


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google