Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

Um futuro de guarda sol

segunda-feira, dezembro 03, 2007 10:30:00 PM

guardasol1
Num futuro próximo, talvez de aqui a um ano, os que caminhamos habitualmente pelas ruas e avenidas da cidade tenhamos que adotar, além do já bem vindo protetor solar, o guarda sol. Este parece ser a principal inovação tecnológica introduzida nestes anos, que com os argumentos de que as árvores estão doentes e caem nos veículos vem subsidiando a eliminação das árvores do passeio público. Já não é uma questão de defesa do verde, da infra-estrutura do conforto térmico, da qualidade urbanística da arborização do passeio público. Agora estamos falando do campo da saúde pública, uma vez que os índices de câncer de pele começam a ser incrementados por causa da perda da proteção trazida pela floresta urbana.
O guarda sol, certamente não substitui os benefícios de uma floresta urbana, porém, tudo indica, que esse deve ser o custo de três anos de ininterrupta destruição de um dos pilares urbanísticos da cidade de Maringá. Alguém já pensou que três anos de cortes diários não seria suficiente para remover as árvores doentes?
Assim, eu continuo convencido de que a floresta urbana de Maringá, hoje é um pilar básico da sustentação de inúmeras caldeiras da região. A nossa floresta, do conforto térmico urbano, esta virando gás de efeito estufa.

2007 ©® FACTORAMA JUGV


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google