Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

Que medidas estamos adotando para que o planeta não mais se aqueça?

segunda-feira, dezembro 17, 2007 8:48:00 PM

Estamos vivendo um momento em que não há mais como esconder que o nosso planeta está agonizando, fruto dos maus tratos que dispensamos a ele, desde o início de nossa existência.

No ano de 2000, na primeira vez que assisti Matrix, minha consciência "tomou um choque". E foi justamente com as palavras do Agente Smith para o Morpheus, mais ou menos assim: "vocês (seres humanos) me enojam... há apenas um outro tipo de ser vivo neste planeta que se compara a vocês: o vírus. Onde chegam, começam a se reproduzir sem parar, destroem tudo ao seu redor e depois se mudam para outro lugar".

Essas palavras me chocaram... imediatamente comecei a imaginar uma floresta virgem, verdinha, com árvores suntuosas, poderosas, se elevando ao céu, se prostrando ante ao criador, em gratidão pela sua existência... e chega o homem com a sua motosserra e lá se vai a floresta. No lugar um descampado com casas de tijolos e concreto, fábricas, postes de energia, mais homens, suas esposas, seus filhos e toda a infra-estrutura montada para a sua comodidade.

Com os animais é diferente, eles vivem em harmonia com a natureza. Não destroem, não tiram a vida de árvores, de animais, exceto por questão de sobrevivência. Com os índios é diferente. Eles vivem em harmonia com a natureza. Não a destroem e a cultuam como uma deusa, respeitam toda a vida que existe no planeta, a vida que existe na terra, a vida que existe no ar, a vida que existe na água, a vida que existe no fogo, a vida que existe em seus semelhantes, nos vegetais, nos animais, nos minerais.

Não conseguia achar uma solução para este fim tão trágico, já delineado, para a Deusa Gaya.

Mas nem tudo estava perdido! Vocês já leram ou ouviram a frase: "pequenas atitudes podem transformar a sua vida" ?


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google