Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

Pequenas atitudes podem transformar a sua vida

terça-feira, dezembro 18, 2007 2:08:00 PM

Uma frase em um decalque no lançamento da Sociedade Eticamente Responsável-SER. Uma frase com tamanho significado que a colei na janela de meu quarto, na intenção de sempre ler e recordar que cada atitude que eu tome, vai refletir no meu futuro e no de meus semelhantes.

Voltando ao tema "Que medidas estamos adotando para que o planeta não mais se aqueça?" ou melhor, o que podemos fazer para que a "Deusa Gaya" não pereça?

Estamos acostumados a cobrar de nossos governantes medidas que diminuam as emissões de gases do efeito estufa, de medidas de preservação da natureza, medidas para manter a paz, a ordem, o progresso, a harmonia, etc, mas, muitas vezes, esquecemos que também somos responsáveis, que também temos que fazer a nossa parte.

Quando, chocada, me lembrava da comparação do ser humano com o vírus, sentia um ímpeto de mudar minha postura diante da vida, tomando a responsabilidade para mim.

Para iniciar um caminho é necessário dar o primeiro passo.

Minha consciência sempre reclamava, quando me via misturando o lixo, mas na época em Maringá não havia entidades que reciclassem o lixo. Separar ou não era a mesma coisa, pois tudo ia ser misturado no caminhão da coleta e jogado na "vala comum" no lixão.

No início de 2.000 fui morar em Curitiba e sempre que saía pela manhã, para o trabalho, via pessoas mexendo no monturo do condomínio e selecionando o lixo no meio daquela confusão de lixo orgânico, plástico, papel, vidro, papel higiênio, absorventes, matérias deterioradas.

Dentro de meu minúsculo apartamento, comecei a separar o orgânico do inorgânico e quando levava para o monturo, deixava ao lado, para facilitar o trabalho dos catadores. Eles ficavam felizes e me agradeciam, pois percebiam meu cuidado em facilitar seu trabalho. Por outro lado, uma alegria me inundava, pois via que minha atitude fazia aquelas pessoas se sentir mais humanas, mais respeitadas, mais valorizadas, pois, tão acostumados a viver à margem da sociedade, alguém demonstrava um cuidado, um carinho, uma atenção com elas. Acho que elas se sentiam cidadãs.

Por sorte, quando retornei a Maringá, haviam as extintas cooperativas de reciclagem, que faziam a coleta seletiva. Desde então minha consciência deixou de reclamar, pelo menos por este motivo, pois dei meu primeiro passo no caminho para contribuir com o "desaquecimento" global.


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google