Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

Cogumelo mágico contra o câncer da próstata

domingo, dezembro 16, 2007 12:55:00 PM

As virtudes terapêuticas de um cogumelo raro, utilisado há séculos pela medicina tradicional chinesa contra o câncer da próstata, foram confirmadas por pesquisadores israelenses.
Os trabalhos realizados na Universidade de Haifa permitiram de constatar que uma molécula produzida pelo cogumelo popularmente conhecido como reishi ou Ganoderma lucidium impede a proliferação das células cancerosas na próstata.
"Até hoje, sabíamos que o cogumelo podia inibir o desenvolvimento do câncer agindo sobre o sistema imunológico. Os testes que nós realizamos em laboratório mostram que as moléculas atacam diretamente as células cancerosas." — Dr Ben Zion Zaidman
A molécula produzida pelo cogumelo atua sobre os receptores andrógenos que exercem um papel central no desenvolvimento inicial desta forma de câncer.
Porém, o reishi é muito raro em estado selvagem. Ele cresce sobre troncos em decomposição de ameixeiras selvagens, às vezes sobre troncos de duas outras espécies nativas da China, exclusivamente em ambiente de montanha, em floresta densa. Apenas a partir dos anos 70, pesquisadores japoneses conseguiram cultivar o cogumelo em laboratório.

A notícia revela um exemplo da relação complexa entre saber endógeno, saber científico e propriedade intelectual. À quem pertence a descoberta? Aos cientistas israelenses, ao laboratório japonês ou às comunidades chinesas? Quem tem direito de patentear a molécula e de obter rendimentos sobre sua exploração?

Fonte: http://www.radio-canada.ca/nouvelles/Science-Sante/2007/12/14/002-prostate-cancer-champignon.shtml

Marcadores: , , , , , ,


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google