Mangueirinhas de natal e aquecimento global,
segunda-feira, outubro 01, 2007 8:54:00 PM ou, Maringá colaborando ativamente com o aquecimento global.Hoje, a quem perguntarmos pelo aquecimento global e mudanças climáticas dirá, “sei, é esse negócio que derrete os gelos, aumenta o nível do mar e transforma a Amazônia em deserto” e se conversarmos um pouco mais ao respeito, as pessoas, seja nos bares, nas lanchonete, no shoppings, na rua, na escola, em qualquer lugar, falaram que:
O aumento da temperatura do planeta associado à redução da disponibilidade de água poderá transformar a grandes regiões do planeta em desertos e levar à extinção várias espécies da flora e fauna, isso até a metade do século XXI.
E que a produtividade de importantes produtos agrícolas, relacionadas com a segurança alimentar, diminuirão provocando fome.
Agora se questionadas as crianças, os adultos e idosos, todos serão unânimes em dizer que não há dúvidas de que a ação do Homem é a grande responsável pelo chamado aquecimento global.
Uma vez que a maioria das atividades, desenvolvidas na nossa sociedade moderna, lançam dióxido de carbono na atmosfera. Assim, nosso padrão de consumo está diretamente relacionado com a quantidade de gases emitidos no meio ambiente, razão pela qual o aquecimento global também é de responsabilidade dos cidadãos.
E isto também fica amplamente demonstrado quando constatamos que o volume de resíduos produzidos no nosso dia-a-dia, não mais pode ser incorporado e absorvido pelos sistema.
Nesse contexto de mudanças climáticas já comprovadas o indicador mais perceptível é o aumento de temperatura e diminuição da umidade relativa do ar, que afeta os sistemas físicos, biológicos e humanos. Associados diretamente com o aumento das viroses da seca, na qual as pessoas mais vulneráveis são as mais prejudicadas.
Conforme a maioria dos cientistas, as mudanças globais, vem de diferentes fontes, porém, elas podem ser sintetizadas atraves dos elevados padrões de consumo de energia. Razão pela qual, fica evidente que se o indivíduo economiza energia elétrica ele diminui a necessidade dessa energia reduzindo conseqüentemente, a procura de outras fontes para gerá-la. Pois, no que se refere ao uso de energia, sabemos que as principais emissões contabilizadas são aquelas devidas ao consumo de combustíveis fósseis e energia elétrica.
Sendo que o uso de energia elétrica é responsável pela emissão de 11.22% do total das emissões provenientes do uso de energia.
Por isso, economizar no uso da energia elétrica é fundamental para não incrementar o aquecimento da Terra.
Lembro que o relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), divulgado pela ONU em fevereiro de 2007, foi produzido por 2.500 pesquisadores e cientistas de 130 países.
Mangueiras de Natal instaladas em Palmeira, na cidade de Maringá, Paraná, Brasil, para campanha comercial do Natal Luz. Fotografia realizada por Jorge Villalobos na Avenida Getúlio Vargas, esquina de XV de Novembro no dia 01/10/2007 as 18:06.
©® JUGV FACTORAMA 2007