Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

Mangueirinhas de natal e aquecimento global,

segunda-feira, outubro 01, 2007 8:54:00 PM

ou, Maringá colaborando ativamente com o aquecimento global.



aquecimento_global1 Hoje, a quem perguntarmos pelo aquecimento global e mudanças climáticas dirá, “sei, é esse negócio que derrete os gelos, aumenta o nível do mar e transforma a Amazônia em deserto” e se conversarmos um pouco mais ao respeito, as pessoas, seja nos bares, nas lanchonete, no shoppings, na rua, na escola, em qualquer lugar, falaram que:
O aumento da temperatura do planeta associado à redução da disponibilidade de água poderá transformar a grandes regiões do planeta em desertos e levar à extinção várias espécies da flora e fauna, isso até a metade do século XXI.
E que a produtividade de importantes produtos agrícolas, relacionadas com a segurança alimentar, diminuirão provocando fome.
Agora se questionadas as crianças, os adultos e idosos, todos serão unânimes em dizer que não há dúvidas de que a ação do Homem é a grande responsável pelo chamado aquecimento global.
Uma vez que a maioria das atividades, desenvolvidas na nossa sociedade moderna, lançam dióxido de carbono na atmosfera. Assim, nosso padrão de consumo está diretamente relacionado com a quantidade de gases emitidos no meio ambiente, razão pela qual o aquecimento global também é de responsabilidade dos cidadãos.
E isto também fica amplamente demonstrado quando constatamos que o volume de resíduos produzidos no nosso dia-a-dia, não mais pode ser incorporado e absorvido pelos sistema.
Nesse contexto de mudanças climáticas já comprovadas o indicador mais perceptível é o aumento de temperatura e diminuição da umidade relativa do ar, que afeta os sistemas físicos, biológicos e humanos. Associados diretamente com o aumento das viroses da seca, na qual as pessoas mais vulneráveis são as mais prejudicadas.

Conforme a maioria dos cientistas, as mudanças globais, vem de diferentes fontes, porém, elas podem ser sintetizadas atraves dos elevados padrões de consumo de energia. Razão pela qual, fica evidente que se o indivíduo economiza energia elétrica ele diminui a necessidade dessa energia reduzindo conseqüentemente, a procura de outras fontes para gerá-la. Pois, no que se refere ao uso de energia, sabemos que as principais emissões contabilizadas são aquelas devidas ao consumo de combustíveis fósseis e energia elétrica.
Sendo que o uso de energia elétrica é responsável pela emissão de 11.22% do total das emissões provenientes do uso de energia.
Por isso, economizar no uso da energia elétrica é fundamental para não incrementar o aquecimento da Terra.

Lembro que o relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), divulgado pela ONU em fevereiro de 2007, foi produzido por 2.500 pesquisadores e cientistas de 130 países.
Mangueiras de Natal instaladas em Palmeira, na cidade de Maringá, Paraná, Brasil, para campanha comercial do Natal Luz. Fotografia realizada por Jorge Villalobos na Avenida Getúlio Vargas, esquina de XV de Novembro no dia 01/10/2007 as 18:06.

©® JUGV FACTORAMA 2007


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google