Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

Medidas centrográficas

sexta-feira, setembro 14, 2007 4:00:00 PM

Estas técnicas de análises territorial se fundamentam no princípio de localização dos fenômenos através de um par de coordenadas XY, num plano bidimensional com eixos ortogonais.
Assim, a primeira tarefa no uso dessa estratégia de análise consiste na obtenção dos dados de localização dos fenômenos no território e a transformação desses dados em valores de coordenadas XY. A localização dos pontos em valores de coordenadas permite, não somente a construção de uma tabela de distribuição, mas também a aplicação de medidas centrográficas e de dispersão espacial.
Utilizando a tabela de distribuição territorial dos pontos podemos aplicar as equações referentes ao centro de equilíbrio e avaliar o grau de dispersão do fenômeno.
Essas técnicas são derivadas das medidas de tendência central e dispersão.
Os passos para construir o estudo são primeiramente a determinação das coordenadas de distribuição de cada fenômeno, no caso em questão trabalhamos com a localização dos Poços Tubulares Profundos (PTP) no território, associando a cada um deles os valores das coordenadas XY e os valores da vazão, que servem como peso. Ver Tabela 1.

tabela1

Uma vez determinadas as médias de X e Y, localizamos o ponto da intersecção dessas médias obtendo o centro de gravidade dos PTP´s.
Lembramos que a média é o valor aritmético resultante da soma de todas as coordenadas dividido pelo número de PTP´s.
Na seqüência determinamos o ponto resultante dos valores da média ponderada das coordenadas de X e Y obtendo assim o centro de equilíbrio dos PTP´s.
A média ponderada é utilizada quando associamos os números a pesos, os quais estão relacionados com o significado ou importância atribuída aos números. Neste caso o fator de ponderação é o volume da vazão.
Com o centro de gravidade determinado podemos calcular o grau de dispersão de cada um dos Poços Tubulares Profundos (PTP)em relação a esse centro, bem como determinar a distância padrão ponderada, utilizando os valores do centro de equilíbrio.
A média centrográfica revela uma tendência central de distribuição territorial dos fenômenos, porém não diz nada a respeito dos valores de concentração ou dispersão dos mesmos, por essa razão, no exemplo do trabalho com poços tubulares profundos, buscamos determinar o grau de dispersão e a distância padrão ponderada de cada um dos Poços Tubulares Profundos.
2007 ©® FACTORAMA JUGV


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google