Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

Igrejas à venda

segunda-feira, junho 04, 2007 11:41:00 AM

Depois de vender seminários, conventos, terrenos, jardins todos erguidos com a contribuição piedosa dos fiéis, a santa madre igreja, representada pelo senhor do feudo, o bispo, decide vender os templos. Isto acontece em toda a Europa e também no Canada.
Culpa dos fiéis que, decepcionados com a falta de resposta às suas indagações espirituais ou com o testemunho dos clérigos, simplesmente desistiram de participar às missas e de continuar pagando com o dízimo. O pobre clero se pergunta, o que fazer com todo este patrimônio edificado erguido por gerações de cristãos e abandonado às moscas pelas levas de fiéis apostatas?
No Quebec, o poder público, além de isentar de impostos os edifícios religiosos, em retribuição ao valioso serviço social que prestavam, também subsidiava a sua conservação. Com o argumento de defesa de uma sociedade leiga, de falta de grana, mas também para favorecer os empreendedores imobiliários, o governo começou a cortar estes benefícios. Resultado: demolição ou... condomínio de luxo. Um apartamento de dois quartos e um banheiro custa 379.000 dolares canadenses.
O bizarro disso tudo é que durante a Guerra Fria a igreja dizia que a instauração do regime comunista iria transformar os templos em alojamento de trabalhadores. Hoje, elas se transformam em condomínios para os ricos endinheirados. Bem-vindos a fé de mercado néo-liberal.

Marcadores:


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google