Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

Trópico de Capricórnio

quinta-feira, maio 03, 2007 7:54:00 PM


Por causa da inclinação de 22,5 graus do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita, ocorre que a incidência dos raios solares não são perpendiculares sobre a linha do Equador durante o ano todo.
De fato, a mudança das estaçoes se deve à este desvio do eixo. Se não fosse assim, teríamos um clima constante em todo o planeta. Imaginamos que as temperaturas seriam permanentemente altas próximo à linha do equador, as primaveras seriam constantes nas regioes intertropicais afastadas do equador, os outonos seriam perpétuos abaixo dos tropicos e os invernos eternos próximo aos circulos polares.
Hubert Reeves diz que não é bem assim. A vida nao existiria ou seria terrivelmente primitiva se não houvessem as estaçoes, pois todo o processo evolutivo e ecossistema planetario atual foi provocado por esta inclinação de eixo.
Felizmente a Terra gira inclinada. O calor do Sol é distribuído pelas correntes atmosféricas e também por esta variaçao de incidência dos raios solares. Por causa deste efeito, podemos experimentar a mudança das estaçoes e o que resta da beleza da paisagem.
No hemisfério sul temos a oportunidade de experimentar o sol à pino, um privilégio que seria apenas de quem vivesse na linha do Equador, caso o eixo de rotaçao da Terra fosse perfeitamente paralelo ao eixo da sua orbita.
Aqui em Maringá, o Sol é visivel exatamente no alto do céu apenas ao meio-dia, em 21 e 22 de dezembro, sobre o Trópico de Capricórnio. Acontece o que chamamos de Solstício de Verao. É nesta data em que o dia alcança a duração máxima no hemisfério sul. Por consequência, a noite é também a mais curta do ano.
Às 12 horas dos dias 21 e 22 de junho é quando o sol atinge o seu ângulo mais baixo (45 graus para quem esta sobre o Tropico de Capricornio), ocasionando o Solstício de Inverno no hemisferio sul. Aqui, o dia é o mais curto do ano e a noite, a mais longa.
É por causa desta inclinação que no hemisfério norte ocorre o inverso. O solstício de verão ocorre em junho, e o de inverno em dezembro. Quando aqui é verao, la é inverno. Quando aqui é primavera, la é outono.
O monumento localizado na saida para Campo Mourão marca um trecho por onde passa o Trópico de Capricórnio. Esta linha imaginária, cruza também Paiçandu e Sarandi, passando pelo Paraguai, Argentina e Chile, atravessando toda a Austrália e o sul da Africa.

Marcadores:


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google