Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

Pintura, paisagem e patromônio

sexta-feira, maio 25, 2007 3:01:00 PM

Rua_da_Consolação_seculo 19_ José_Ferraz_de_almeida_júnior O tema regional, sempre foi um importante eixo de debate social, o qual aparece inúmeras vezes marcado pelo preconceito, tanto na arte da pintura quanto da literatura.

Nesse sentido, as regras acadêmicas, sempre primaram por excluir tal universo. No entanto, quando o regionalismo se manifesta através de um dos membros da academia, parece que o tema adquire um tom de “encantamento”.

Este parece ser o caso da obra de José Ferraz de Almeida Júnior, quem teria sido o primeiro artista plástico brasileiro em introduzir o homem do povo, nas representações pictóricas.

De tendência progressista, estudou em Paris, através de uma bolsa do Governo brasileiro, durante cinco anos, e no seu retorno ele capturou nas telas as cores das paisagens em transformação e os personagens urbanos regionais.

Esse olhar para sua própria terra é uma das questões que permite ao Almeida Júnior, não somente, um amplo reconhecimento nacional, mas também preservar e valorizar a memória regional dos seus financiadores.

Assim, as obras de Almeida continuam trazendo, á reflexão, a estética com a qual é interpretada a paisagem. Nela, as cores vivas e fortemente iluminadas pela luz do sol passam a ser uma marca brasileira. No entanto, não é somente na pintura que essa questão regional aparece, ela é também uma marca estética da luminosidade com a qual a arquitetura regional realizou e realiza suas obras de arte.

A pintura de Almeida Júnior, que ilustra este texto, captura a rua da Consolação, um dos mais antigos caminhos de comunicação entre a cidade de São Paulo e seus arredores, sendo considerada uma obra importante na preservação da memória da cidade numa etapa de expansão.


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google