Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

O diabo e seus disfarces...hehehe!

sexta-feira, maio 04, 2007 8:37:00 PM

A notícia de que a prefeitura de Maringá celebra parceria com a Brahma, na próxima segunda-feira, dia 7, para ter impressas nos rótulos das garrafas de cerveja uma alusão ao 60º aniversário do Município, publicada hoje no Blog do Rigon, é de fazer rir...ou chorar?

Bem, antes de tudo, convém relembrar um e-mail que recebi há um mês, mais ou menos, que contava uma passagem nestes termos ou bem próximo disso. Dizia que uma certa igreja, de princípios rigidos, éticos, precisava erguer um templo, uma quadra de esportes e uma creche para os filhos dos fiéis. Fizeram sucessivas promoções, churrascos, bingos, tudo a que tinham direito. Mas, embora a arrecadação dessas promoções fosse sempre razoável, o fato é que os dirigentes da tal igreja não conseguiam juntar dinheiro necessário para levar adiante as obras. Havia, no entanto, na cidade, uma fábrica de bebidas que os pastores e seus fiéis chamavam de "a fábrica do demônio" e queriam distância dela.

Certo dia, a tal indústria, muito discretamente, fez chegar aos responsáveis da igreja uma oferta financeira, no montate suficiente para concluir as tão desejadas obras religiosas e assistenciais. De cara, os devotos e seus dirigentes rasgaram o verbo, refutaram tão generosa oferenda. Mas, um novo debate foi marcado e, desta vez, a doação da diabólica empresa foi, finalmente, aceita, mesmo em visível desencontro com os princípios tão ardentemente defendidos até então por aquele honrado povo de Deus.


Dinheiro em caixa, obras concluídas. E a justificativa que aqueles fervorosos dirigentes encontraram para aceitar o dinheiro maldito foi, no mínimo, muito criativa. Disseram: "o demônio deve estar se contorcendo de ódio neste momento ao saber que a grana que ele administrava está sendo aplicada em obras que glorificam o Pai Celestial". Hummmmm....sei, sei sim...

A associação que faço, então, com essa historiazinha profana e o acordo prestes a ser festejado entre a Brahma e a Prefeitura de Maringá remete, ainda, ao recente episódio da votação do projeto da vereadora Marly Martin, tentando instituindo a "Lei Seca" na cidade. O tal projeto, como se sabe, foi rejeitado, mas, na ocasião, o prefeito Silvio Barros II e, especialmente sua mãe, Bárbara, fizeram todo o esforço possível para a aprovação da matéria. Não é curioso que menos de um mês depois nem o Prefeito e sequer sua mãe tenham se indignado com a investida da Brahma que associa cerveja ao aniversário da cidade?

Pessoalmente, prefiro um vinho e até uma caipirinha de cachaça a uma cerveja, mas não descarto a "loiraça" em muitas ocasiões, principalmente no verão bravo. E não saio por aí destilando um falso moralismo, que não saiba resistir a uma tentação do Tin(hoso). É pra rir ou pra chorar, enfim? Muita incoerência camuflada atrás dos discursos, enfim.


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google