Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

Ensinamentos de Darci Ribeiro

quinta-feira, maio 31, 2007 11:34:00 AM

O livro de Darci Ribeiro “O povo brasilerio: a formação e o sentido do Brasil“, é sem dúvida uma obra de referência para os que desejam entender não somente o pensamento de quem foi antropólogo, professor e político, mas também, para os que procuram capturar as filigranas da sociedade brasileira.
Existe, nessa obra, uma idéia que não somente é oportuna, como também sintética e através dela é possível discutir nosso entorno social, como também se revela uma característica peculiar desta sociedade.
Ele afirma “o Brasil é uma sociedade barroca”, bem, o barroco foi um estilo artístico hegemônico no mundo ocidental entre o século XVII e XVIII e o termo deriva de pérola ovalada. Tendo acepções como denso, absurdo, estrambótico.
Na arquitetura barroca, o jardim francês é o grande modelo, onde um eixo central, determinado pela simetria fazia surgir uma natureza moldada como uma obra de arte, possuindo o conjunto inúmeros terraços, fontes e diversos espaços modulares exuberantes, por exemplo o “Parque de Versalhes”, perto de Paris, que aliás é esplendoroso.
Se o Barroco é um estilo, tanto na arquitetura, na pintura, na escultura e na música, que se carateriza pela suntuosidade, fastuosidade, qual a relação com a nossa sociedade?. A resposta a esta interrogação pode vir da análise do contexto do “Parque de Versalhes”, de uma suntuosidade e magníficença contrastante com a situação da França do século XVIII. Uma sociedade polarizada que terminou levando à guilhotina tanto a Maria Antonieta quanto a Luiz XVI.
Assim, não tenho dúvidas de qual era a intencionalidade de Ribeiro, quando chamou o Brasil de uma sociedade barroca.
Certamente, ele também constatou uma sociedade polarizada, onde grupos hegemônicos fantasiam com os jardins de flores e mandam derrubar os prédios históricos, para divagar a respeito de edifícios com voltas, curvas, vidros, mármores e granitos.
Assim, propõem palácios com vistas ao infinito com os quais pretendem ocultar as águas com larvas de dengue.
Penso, que Darci Ribeiro, deixou-nos uma idéia síntese de nossa terra, sem a qual não podemos entender, e analisar, a ação da elite barroca que ostenta o poder.


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google