Ensinamentos de Darci Ribeiro
quinta-feira, maio 31, 2007 11:34:00 AM O livro de Darci Ribeiro “O povo brasilerio: a formação e o sentido do Brasil“, é sem dúvida uma obra de referência para os que desejam entender não somente o pensamento de quem foi antropólogo, professor e político, mas também, para os que procuram capturar as filigranas da sociedade brasileira.Existe, nessa obra, uma idéia que não somente é oportuna, como também sintética e através dela é possível discutir nosso entorno social, como também se revela uma característica peculiar desta sociedade.
Ele afirma “o Brasil é uma sociedade barroca”, bem, o barroco foi um estilo artístico hegemônico no mundo ocidental entre o século XVII e XVIII e o termo deriva de pérola ovalada. Tendo acepções como denso, absurdo, estrambótico.
Na arquitetura barroca, o jardim francês é o grande modelo, onde um eixo central, determinado pela simetria fazia surgir uma natureza moldada como uma obra de arte, possuindo o conjunto inúmeros terraços, fontes e diversos espaços modulares exuberantes, por exemplo o “Parque de Versalhes”, perto de Paris, que aliás é esplendoroso.
Se o Barroco é um estilo, tanto na arquitetura, na pintura, na escultura e na música, que se carateriza pela suntuosidade, fastuosidade, qual a relação com a nossa sociedade?. A resposta a esta interrogação pode vir da análise do contexto do “Parque de Versalhes”, de uma suntuosidade e magníficença contrastante com a situação da França do século XVIII. Uma sociedade polarizada que terminou levando à guilhotina tanto a Maria Antonieta quanto a Luiz XVI.
Assim, não tenho dúvidas de qual era a intencionalidade de Ribeiro, quando chamou o Brasil de uma sociedade barroca.
Certamente, ele também constatou uma sociedade polarizada, onde grupos hegemônicos fantasiam com os jardins de flores e mandam derrubar os prédios históricos, para divagar a respeito de edifícios com voltas, curvas, vidros, mármores e granitos.
Assim, propõem palácios com vistas ao infinito com os quais pretendem ocultar as águas com larvas de dengue.
Penso, que Darci Ribeiro, deixou-nos uma idéia síntese de nossa terra, sem a qual não podemos entender, e analisar, a ação da elite barroca que ostenta o poder.

