Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

SANEPAR e empreiteiras contra o bem público

segunda-feira, maio 07, 2007 12:11:00 PM

Não bastasse o serviço ruim de tratamento de esgotos, a exorbitante taxa mínima de faturação de água e a precariedade dos emissários que vazam em fundos de vale, a Itaoca e suas sub-empreiteiras, contratadas para instalar a rede de egotos no bairro Cidade Jardim, estão espalhando ao redor do bairro todo o entulho que retiram das calçadas.
Não separam a terra limpa, que poderia ser depositada sobre os lotes em aclive, não refazem as calçadas segundo a Lei da calçada ecológica, (poderiam deixar os canteiros regulamentares e contribuir para aumentar a área permeável da cidade e o abastecimento do lençol freático), não eliminam as rampas com inclinação inadequada e degraus (que os proprietários fizeram contra a lei, que impede o uso dos passeios, e obriga os pedestres à caminhar sobre a pista de rolagem).
Parece que a preocupação destas empreiteiras com o meio-ambiente ou com o conforto da população se reduz ao bem deles mesmos. As valetas na rua Nelson de Souza Figueiredo, em lugar de serem abertas no espaço entre os muros e o alinhamento das árvores, foram desviadas exatamente sob o alinhamento das arborização, sob o canteiro da calçada. A lógica é evitar as despezas com a máquina de cortar concreto. Porém, isto vai obrigá-los a arrancar as árvores existentes e aumentar o conflito da rede de esgotos com as raízes da arborização.
Todo o entulho, que deveria ser triturado e reciclado, está depositado em lotes públicos às margens dos fundos de vale e também em lotes particulares vazios. Isto aumenta a pressão do bairro sobre as Áreas de Preservação Permanente (APPs) e enfeia o bairro e a cidade com os entulhos produzidos, direta ou indiretamente, por uma empresa que deveria ser exemplo de cuidado ambiental, a SANEPAR.



Marcadores:


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google