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Rodoviária restaurada

domingo, abril 22, 2007 10:34:00 PM


Foto do Terminal Rodoviário de Maringá na época da construção, em 1961. Foto de Kenji Ueda.
A restauração poderia trazer de volta a beleza do prédio. Para revitalizá-lo, não parece ser necessário alterar em nada sua arquitetura. Melhor manter suas características originais, se quisermos mesmo preservar a memória da cidade.
É preciso também disciplinar os letreiros, os mostruários e vitrines. Ao redor é necessário um bom projeto paisagístico que aumente um pouco mais os minúsculos canteiros e, acima de tudo, um bom projeto de terminal urbano cuja entrada direcione o fluxo pelas laterias ou pelo saguão da rodoviária.
Seria interessante haver um calçadão ao longo de toda a avenida Getúlio Vargas, deixando canteiros maiores para as árvores, repondo as árvores que faltam, com menos espaço para estacionamentos, mais espaço para os pedestres, permitindo aos restaurantes de utilizar uma parte do passeio com mesas ao ar livre, chafariz, cafés, comidas típicas, livrarias, turismo, arte, artesanato, etc. Esta via poderia se transformar num centro cultural e comercial metropolitano aberto, facilmente acessível de um bom terminal urbano, com um sistema de transporte coletivo bem integrado.
Todo o eixo pederia ser servido por bonde elétrico que circularia a catedral e o estádio, onde os veículos de passeio poderiam ficar estacionados, sem ter que trafegar pelo centro. Antigos ônibus poderiam ser reformados para abrigar as bancas de revistas, lanchonetes ou mesmo um museu rolante da rodoviária e da ferroviária. Estes veículos antigos poderiam ficar estacionados no pátio de manobras, à sombra de grandes árvores.

Outras fotos da cidade podem ser obtidas nos álbums postados no site www.picturetrail.com/historiamaringa.

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