Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

Revitalização da avenida

sexta-feira, abril 27, 2007 9:34:00 PM


Aproveitando a proposta "conceitual" de revitalizaçao da Avenida Brasil, sugiro uma ampliação do conceito de revitalização. Ultrapassando o limite dos interesses simplesmente comerciais, econômicos ou eleitoreiros, pois a VIDA de uma cidade não pode ser reduzida à isto, sugiro a inclusão de mais vida na avenida.
Nota-se que as alamedas, tanto no canteiro central como nos passeios, estão incompletas. Muitas das árvores derrubadas, por um motivo ou outro, não foram eficientemente repostas. Somando-se a isto, além dos estacionamentos sobre os canteiros, as canaletas reduzirão ainda mais a área permeável, o que compromete a resistência da arborização e o equilíbrio microclimático que ela produz.
Dadas estas condições, caso o canteiro central seja reduzido para dar lugar à mais duas pistas, sugiro:
1- Que todo o pavimento dos estacionamentos em "espinha de peixe" seja completamente retirado, que a terra seja convenientemente descompactada a fim de devolver a permeabilidade ao canteiro central.
2- Que o pavimento dos estacionamentos laterais seja substituído por pavimento perméavel.
3 - Que ao longo de toda a avenida seja implantada a calçada ecológica, com canteiros de no mínimo 1 metro entre as árvores e 2,2 x 2,2m ao redor das mesmas.
4 - Que todas as árvores faltantes no canteiro central e nos passeios sejam repostas nas espécies e espaçamento originais, com mudas de tamanho de 3m, protegidas por tutor e cerca, convenietemente plantadas e cultivadas.
5 - Que além das árvores, sejam introduzidas plantas arbustivas, tolerantes à sombra e poluição no canteiro central e plantas de forração tolerantes à sombra, pisoteio e poluição nos canteiros dos passeios.
6- Que nenhuma praça tenha seu uso modificado, suas árvores retiradas, ou sua área permeável diminuída sob o argumento da revitalização.

Marcadores:


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google