Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

A cidade é sua

domingo, abril 22, 2007 10:49:00 PM


Alguns moradores dos bairros Jardim Imperial e Cidade Jardim começaram a tratar, por conta própria, uma das rótulas do Jardim Imperial. Com pouca técnica e sem projeto paisagístico, plantaram um grupo de cactáceas, um outro de folhagens tropicais, plantaram um ficus em meio à grama de pasto. Os resultados foram animadores durante a época das chuvas.
Porém, a grama cresceu rápido e a terra endureceu.
Quando a roçadeira da prefeitura veio dar um trato na praça, roçaram toda a grama e de quebra, tiraram algumas das plantas , hibiscos, amoreiras, e outras que não foram plantadas pela comunidade, entre elas um pau-brasil, que foi desgalhado manualmente e uma pata-de-vaca, que já estava com uns dois metros, crescendo inclinada mas, perseverante.
Felizmente, deixaram algumas das que representam o esforço e a cooperação da comunidade. Plantaram mudas de ipê ao redor de toda a praça, repuseram algumas palmeiras que haviam morrido, enfim, com todas as máquinas e pessoal, deu pra perceber que podem dar um jeito bem rápido no abandono das praças da cidade. Fizeram um trabalho eficaz. Os ipês nem murcharam com a estia.
Por outro lado, seria interessante cultivar a iniciativa popular e estimular a organização da comunidade. A arborização da praça foi o começo da cooperação coletiva. Um projeto de paisagismo participativo seria o ideal. Mas, o interessante mesmo seria um plano diretor de bairro que fosse discutido por toda a população da bacia do Córrego Diamante.

Marcadores:


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google