Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

Avenida Brasil

quinta-feira, abril 26, 2007 11:04:00 PM



A proposta de pista exclusiva para ônibus sobre o canteiro central da Avenida Brasil, sem derrubar as árvores e sem eliminar nenhuma pista, nos parece inviável por duas razões.
A primeira é a impossibilidade física de se instalar duas pistas de 3 metros para os ônibus e mais uma faixa de 1,6 metros para os abrigos e árvores num canteiro que hoje é de apenas 4,6 metros. A execução das duas faixas exclusivas para ônibus obriga a diminuição da largura das outras três faixas existentes de cada lado do canteiro e, por consequência, a redução da velocidade dos veículos.
A segunda é de ordem lógica. Não sera possível agilizar o tráfego de ônibus com as canaletas mantendo a mesma quantidade de cruzamentos e sinaleiros. O fluxo de ônibus continuará com a mesma velocidade. Para que uma faixa exclusiva tenha efeito, ela deve ser realizada sobre uma via expressa, com poucos pontos de parada e utilizada preferencialmente por ônibus atendendo aos bairros mais distantes, pois é para esta população que o tempo de viagem é mais longo.
Um outro problema é a continuidade destas pistas exclusivas nas praças. A travessia pelo centro da rotatória, dividindo a praça em dois segmentos, instalando-se ai terminais ou pontos de parada obriga aos pedestres à acessar a rótula. Isto exigirá a instalação de sinaleiros tanto para os ônibus quanto para os pedestres para a travessia da rótula, o que reduzirá a fluidez do cruzamento dos veiculos nestes pontos.

Marcadores:


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google