Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

Design verde

segunda-feira, março 05, 2007 5:32:00 PM




Para fazer esta cadeira não se utilizou nenhum material poluente. Todas as peças foram retiradas da montanha de troncos do corte de árvores.

Todo este volume de galhos acabará se decompondo e se transformando em matéria orgânica que se depositara no solo e em metano que vai para a atmosfera. O metano é um gas de efeito estufa de vida mais curta (40 anos) que os hidrocarbonos, mas bem mais potente (20 vezes). Se for queimado, o efeito será o mesmo dos derivados de petróleo (100 a 120 anos), porém, o carbono emitido por estes troncos não foi retirado do subsolo e sim do ar.
Se os troncos forem transformados em objetos duráveis, como esta cadeira, o carbono que a árvore sequestrou ficará armazenado pelo tempo que o objeto for conservado.
Tendo em vista a prevenção do efeito estufa, plantar uma árvore ou utilizar seus troncos mortos de maneira durável contribuem para retirar o carbono do ar e estocá-lo. Esta cadeira é um depósito exemplar.


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google