Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

Utopia

segunda-feira, fevereiro 26, 2007 10:06:00 PM

Imagine uma construçao de apenas um pilar, com um diametro de 50 cm na base, com 30 metros de altura, mas com uma area coberta em torno de 100m2. Imagine que esta construçao nao esteja ligada à rede pública de energia elétrica, de água ou de esgoto e que seja capaz de reciclar todo o seu lixo, dentro da área da construção. Seu consumo esta dentro da média da região, ou seja ela consome cerca de 10m3 de àgua de chuva por mês e o equivalente à uns 120kw de energia solar. Seus resíduos são indefinidamente reciclados e reutilizados, podendo ser facilmente trocados com os vizinhos, e constituem uma espécie de herança comunitária de bens duráveis que passam de geraçao em geração.
Cada construçao funciona como uma micro usina. O excesso de material e energia produzido por uma construção é estocado, em precaução contra épocas de crise, porém quando não ha mais espaço para reserva, o excedente é transformado em matéria e passa então à uma espécie de fundo comum podendo ou nao ser redistribuído para outras regioes.
Esta construção é bem arejada, bem iluminada, leve, flexível, com um sofisticado mecanismo de controle de temperatura. Suas dimensoes podem ser aumentadas ou reduzidas, dependendo da disponibilidade de espaço e do equilíbrio do conjunto.
O funcionamento de cada unidade depende de uma série de interaçoes com o entorno imediato. Uma construção não deve fazer muita sombra sobre outra pois isto diminuiria sua capacidade de captação energética. Porém, para compensar as diferenças técnicas entre as construçoes, as maiores podem servir alimento, suporte material e equilibrio térmico para as menores, o que facilita sua adaptação ao conjunto.


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google