Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

Fundo de vale antropisado

domingo, fevereiro 18, 2007 12:51:00 AM








Figura 1 - Bosque de eucaliptos e grama às margens do lago Igapó, em Lodrina

Figura 2 - Pista de caminhada ao longo da via paisagística que circunda o Zerao



Parque do Lago Igapo em Londrina

Apesar de ser uma sexta feira, véspera do feriadão de Carnaval, o parque estava deserto.

Este local é um bom exemplo de degradação bem intencionada das áreas de preservação dos fundos de vale.

Apesar da beleza que ainda resite, o lago está poluído, a biodiversidade está reduzida à algumas espécies ornamentais que o autor do projeto escolheu e enormes edificios disputam a vista do cartao postal da cidade. Eucaliptos, tipuanas e grama dominam a paisagem. Em alguns locais nota-se que os roçadores deixaram florescer mudas de árvores que nasceram expontaneamente. As figueiras sao as mais frequentes.

Ha alguns anos o prefeito Belinati introduziu um rebanho de ovelhas, pastoreados por um funcionário da prefeitura, com a desculpa de economizar com a poda e para evocar sua fé no Bom Pastor como símbolo da sua gestao. Pouco tempo depois foi cassado por corrupçao ativa.

Desde 2000 ou antes introduziram patos no lago para compensar a falta de frangos d'água, garças, jaburus, colhereiros, marrecos, etc e devolver um pouco da vida que existia originalmente. Mesmo que alguns patos morram contaminados pela poluiçao, nota-se que a populaçao aumentou enormemente.

Apesar disto, haviam dois pescadores tendem seus anzóis, apoiados tranquilamente nas bordas concretadas do lago.


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google