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Estação Rodoviária de Maringá (7)

sexta-feira, fevereiro 16, 2007 1:13:00 AM


Análise superficial do estado da estrutura

Figura 7 - Vista da marquise, percebendo se os perfis remanascentes apos a retirada do forro e da cobertura do patio


Após um exame visual da estrutura da Estação Rodoviária Municipal de Maringá, constatamos que o principal risco de desabamento restringe-se à marquise atirantada que cobre as entradas do saguão, e às bordas que foram atravessadas pelos pilares que sustentavam a cobertura do pátio de manobras.

A razão principal da ruína da marquise se deve às intervenções improvisadas, tal como o anexo que cobria o pátio , o forro da marquise escondendo o desgaste natural e o deterioramento do revestimento e, principalmente, à falta de manutenção da manta impermeável que protege a marquise de infiltrações. São estas inflitrações que parecem ter causado a corrosão de parte da armadura de aço, seu enfraquecimento e o desprendimento de pedaços de reboco e de concreto.

O estado e a amplitude da corrosão da armadura e o risco de desabamento da marquise necessitam ser avaliados com precisão afim de quantificar o risco, e estimar quais as medidas de restauração possíveis. Como este trecho é o mais exigente em termos estruturais, ele necessita melhor estudo antes que se possa oferecer um parecer definitivo. Entretanto, parece nos prudente instalar estrutura de apoio da marquise, seja para proteção da população, seja para proteção da obra, até que os exames sejam feitos e até que se tenha decidido, democráticamente, o que fazer com o conjunto.

As outras partes da construção sofreram desgaste menor e, pelo fato de serem térreas e terem menor exigência estrutural, não oferecem risco aparente aos usuários. Estas partes, como todo o edifício, necessitam medidas de manutenção tais como reparação da cobertura, dos forros, das instalações elétricas e de iluminação, das instalações de água e esgoto, além de restauração dos revestimentos e repintura.


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