Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

Estação Rodoviária de Maringá (3)

sexta-feira, fevereiro 16, 2007 12:04:00 AM


O Novo Centro

Figura 3 - Vista do prolongamento do Avenida Getúlio Vargas, vendo se o marco do Novo Centro, a fachada da antiga rodoviária e a catedral.


O enorme terreno liberado pelo rebaixamento da via férrea ao qual se convencionou chamar de Novo Centro poderia ter se transformado num elemento mitigador da degradação do atual centro de Maringá buscando recuperar o modelo de cidade jardim do qual se inspirou seu planejamento inicial.

Esta foi a idéia proposta por vários estudos preliminares onde todas as quadras seriam reservadas à edificios públicos, permeados por densa arborização. O Novo Centro constituiria um novo eixo, cruzando o a Avenida Getúlio Vargas que liga a Catedral Nossa Senhora da Gloria (centro de vida espiritual) à Vila Olímpica (centro de vida corporal), com um eixo transversal reunindo uma Grande Biblioteca, teatros, sala de concertos, salas de cinemas, museu fechado, museu ao ar livre, espaço para espetáculos e manifestaçoes públicas (centro de vida intelectual).

Estes equipamentos seriam interligados por ampla esplanada arborizada destinada aos pedestres, bicicletas, troleibus além de ser facilmente acessível por um eficiente sistema de transporte coletivo subterrâneo.

Infelizmente esta área esta sendo ocupada com a mesma lógica do velho centro, entregue aos interesses exclusivos dos empreendedores imobiliários. É esta mesma lógica que pressiona para demolir o patrimônio histórico e obter um espaço privilegiado para mais um espigão.


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google