Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

Do Bar do Bulga: http://bardobulga.blogspot.com/

terça-feira, fevereiro 13, 2007 11:41:00 AM

Texto retirado do http://bardobulga.blogspot.com/

"DE PASSAGEM
Recebi hoje pela manhã a noticia que não faço mais parte da equipe de O Diário. “Somos avaliados por um erro, não pela somatória de acertos”, já havia dito um ex-colega dias depois que havia entrado naquela redação. Meu erro, nesse caso, foi ter deixado um repórter emitir suas opiniões sobre um fato social.
Não quero entrar em detalhes sobre os motivos da demissão. Nesses casos, sempre nos sentimos alvo de determinada armadilha, mas acabamos depois percebendo que fomos vitimas de uma outra emboscada. E somos os últimos, a saber.
Ironicamente, com quase dez anos de casa, concedi na semana retrasada uma entrevista para o programa da sempre simpática Rose Ortega. Revendo o programa, não me arrependo de nada do que falei por lá. Afinal, só elogiei meus (velhos) companheiros. Sem sentimentalismos (a gente chega num momento que não mais tem paciência para esse tipo de coisa). O que me vem na cabeça, agora, é a sensação é a de que valeu a pena. De alguma forma contribuí para a divulgação da cultura da cidade, de que não fui omisso na cobertura de diversos fatos políticos, muitas vezes sabendo dos riscos de determinada matéria. Meu compromisso era com o leitor. E ainda é.
O que vem na cabeça, nesse momento, é aquela redação enxuta, mas que era respeitada tanto pelo publico interno como externo. Sabíamos onde o sapato apertava, mas aprendemos como desafogar os cadarços. Foi a forma que encontramos de fazer um jornalismo no interior do país, numa cidade onde historicamente o poder econômico sempre concorreu com o poder político (desde o primeiro prefeito, Inocente Villanova que quase foi cassado por cobrar impostos da Companhia Melhoramentos).
Lembro dos leitores das ruas, criticando o jornal em determinados momentos. Ao mesmo tempo, foi positivo receber mensagens positivas quando conseguíamos “desafogar os cadarços” em benefício do leitor (e da nossa mente).
.Quando aqui cheguei, logo fui tentar entender o município que eu estava abraçando. Fiz o que todo repórter aprende na faculdade: sempre buscar as fontes certas. É por isso que me orgulho de ter aprendido sobre o jornalismo maringaense com pessoas que realmente vivem a cidade.
Obrigado ao Edson Lima, meu primeiro editor em O Diário. Me lembro das noites pós redação em que debatíamos os fatos do dia no único bar das redondezas, também chamado de O Diário. Ao Cláudio Viola (meu primeiro pauteiro), exemplo de caráter, dignidade e fé. Obrigado também a todos os demais companheiros que dividiram os terminais do jornal.
É incrível: tento encontrar alguma mágoa, mas não encontro nenhuma (nem no passado, nem no presente). Depois de desafogar os cadarços, descubro que tenho os pés livres. "


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google