Corte de árvores no passeio público e segurança na cidade de maringá
quinta-feira, fevereiro 22, 2007 3:15:00 PM Ainda, deve ser verificado se na direção de queda existem riscos de acidentes,Sendo que o uso dos equipamentos de segurança é obrigatório na equipe de corte, eles devem usar roupas apropriadas para o trabalho florestal como botas antiderrapantes com bico de aço, capacetes e luvas. No caso do motosserrista, capacete com viseira e proteor auricular e calça de nylon.
Na página de informações da Copel () diz que:
A poda de árvores "é muito perigoso" e para ela os "operários autorizados devem ser treinados", sendo que no item. "Principais cuidados a serem tomados para a execução da poda" estão:
• Em ruas onde houver fiação elétrica, cortar os galhos somente com a energia desligada para evitar choques e acidentes.
• Tomar cuidado com pessoas e veículos passantes e, em caso de poda e corte das árvores em vias públicas, isolar a área. O trânsito de pedestres, animais e veículos deve ser impedido até o término dos serviços.
No referidosite da Copel ainda é destacado que no mínimo devem ser utilizados: "Cinto de segurança com alça de comprimento variável; Esporas;Coletes refletores, obrigatórios para auxiliares de solo, principalmente quando a poda for feita em vias públicas" E
Especial atenção deve ser dada a trabalhos próximos a linhas de energia elétrica. Recomenda-se nunca realizar podas em árvores situadas abaixo de redes elétricas ligadas.
Como pode ser constatado no vídeo nada disto acontece.
Assim, não somente o corte das árvores é uma tema que necessita ser melhor explicado pela administração municipal, uma vez que as dezenas de cortes diários estão transformando a cidade verde numa cidade dos tocos. Mas também deve ser explicada a fiscalização no sistema de segurança adotado nesses procedimentos, uma vez que eles estão longe de serem os mínimos aceitos pelas nas normas técnicas de segurança do trabalho, como fica evidente no vídeo a seguir:
Corte de árvores e segurança no trabalho
2007 ©® FACTORAMA VÍDEO Jorge Villalobos

