Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

Corte de árvores no passeio público e segurança na cidade de maringá

quinta-feira, fevereiro 22, 2007 3:15:00 PM

Ainda, deve ser verificado se na direção de queda existem riscos de acidentes,
Sendo que o uso dos equipamentos de segurança é obrigatório na equipe de corte, eles devem usar roupas apropriadas para o trabalho florestal como botas antiderrapantes com bico de aço, capacetes e luvas. No caso do motosserrista, capacete com viseira e proteor auricular e calça de nylon.
Na página de informações da Copel () diz que:
A poda de árvores "é muito perigoso" e para ela os "operários autorizados devem ser treinados", sendo que no item. "Principais cuidados a serem tomados para a execução da poda" estão:
• Em ruas onde houver fiação elétrica, cortar os galhos somente com a energia desligada para evitar choques e acidentes.
• Tomar cuidado com pessoas e veículos passantes e, em caso de poda e corte das árvores em vias públicas, isolar a área. O trânsito de pedestres, animais e veículos deve ser impedido até o término dos serviços.
No referidosite da Copel ainda é destacado que no mínimo devem ser utilizados: "Cinto de segurança com alça de comprimento variável; Esporas;Coletes refletores, obrigatórios para auxiliares de solo, principalmente quando a poda for feita em vias públicas" E
Especial atenção deve ser dada a trabalhos próximos a linhas de energia elétrica. Recomenda-se nunca realizar podas em árvores situadas abaixo de redes elétricas ligadas.

Como pode ser constatado no vídeo nada disto acontece.
Assim, não somente o corte das árvores é uma tema que necessita ser melhor explicado pela administração municipal, uma vez que as dezenas de cortes diários estão transformando a cidade verde numa cidade dos tocos. Mas também deve ser explicada a fiscalização no sistema de segurança adotado nesses procedimentos, uma vez que eles estão longe de serem os mínimos aceitos pelas nas normas técnicas de segurança do trabalho, como fica evidente no vídeo a seguir:
Corte de árvores e segurança no trabalho


2007 ©® FACTORAMA VÍDEO Jorge Villalobos


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google