Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

Sonho de consumo do Maringaense!

quinta-feira, novembro 30, 2006 8:39:00 AM

Lixo III

quarta-feira, novembro 29, 2006 10:28:00 PM

A terceirização da Coleta do Lixo teria alguma relação com o desempenho grevista do pessoal do SAOP? Teria alguma relação com a próxima greve?

Lixo II

10:21:00 PM


Se fosse ao tempo do PT... agora tudo é diferente, Pinga Fogo derrama flores de tanta gentileza. Ira só banda mesmo, tudo é bom e agradável...
Agora, vejam só, os problemas na coleta de lixo é do atraso da licitação, pois, segundo o Pinga Pétalas de Rosas Perfumadas para fazer jus ao Bom Moço, se uma empresa estivesse operando o sistema não haveria nenhum problema.
O que ninguém pergunta é porque existem 17 caminhões estragados? Só de coleta de lixo são 5 parados. Se não houver investimento e manutenção não poderá haver serviço funcionando.
Mas a gente precisa dizer isso? ... ou será que depois de dois anos já não descobriram...

Lixo I - Administração avança...

9:58:00 PM


Cada dia que passa a prefeitura de Maringá avança. Ela está quase chegando ao passado, mais um pouco e ela entra na década de 60.
A sua entrada não década de 70, do século passado é coroada com a perseguição à funcionários e o não reconhecimento do direto de greve.
Agora, se percebe que na licitação também retrocedeu: para acessar um edital de concorrência pública, por exemplo, o Edital de Prestação de Serviços em Resíduos Sólidos, tão discutida em prosa e verso, não é possível pela internet. Primeiro é necessário pagar R$ 500,00 e só então retirar. Ora, estamos no Século XXI, basta disponibilizar na internet e estabelecer uma regra: para as empresas que desejarem participar da licitação deverão comprovar a aquisição do edital, assim qualquer empresa DO PAÍS, poderia acessar e participar, de fato.
Com isso, agora na licitação estamos nos anos 80, do século passado.

Nasi no Velvet Bar

3:31:00 PM


Nesta sexta 01-12 o vocalista da banda IRA! se apresenta no Velvet Bar, a casa está comemorando 5 anos de existência e promete muita festa neste mês de dezembro, então se você é fã do bom rock corra porque os ingressos são limitados e já estão acabando.

Tomba árvore e torra os miolos dos cidadãos

6:00:00 AM

sem cabeça2
A árvore da fotografia não deve ser mais enrolada com mangueiras de natal, pois ela está sendo transformada em matéria prima para alimentar uma caldeira.

Isto vai permitir uns benefícios econômicos para quem comercializa a lenha, uma vez que aqui em Maringá ainda árvore boa é árvore tombada.

No entanto, além de somente obter a lenha, a prática predatória para com as árvores do passeio público está dinamizando um novo nicho no comércio local.

Ela está servindo para aumentar as vendas de bonés ..... pois o sol está começando a torrar os miolos de muita gente ... e a única forma de garantir uma pele sadia e uma cabeça fria é o uso dos bonés, chapéus e guarda-sóis.

Assim, a morte das árvores além de produzir os "negócios da lenha" também está incrementando a venda de protetores solares, bones, sobrinhas ....


©® JUGV FACTORAMA 2006

Lendas e tradições do clima: a previsão do tempo

terça-feira, novembro 28, 2006 11:59:00 PM

A previsão do tempo está carregada de dificuldades porque grande parte do funcionamento da atmosfera continua imerso em mistério. Embora os atuais comunicados meteorológicos se baseiem numa rede global de instrumentos de observação extremamente avançados e utilizem modelos informatizados da atmosfera incrivelmente complicados, sua precisão dista ser perfeita. Estes falhos de predição, principalmente a nível local, fazem que muitas pessoas ainda tendam a confiar mais nas fórmulas tradicionais do que nas previsões científicas.
Essas fórmulas tradicionais se compõe de sinais, refrãos e versos que indicam possíveis mudanças no tempo. Fazem parte da sabedoria popular de todas as culturas e foram transmitidas por tradição oral através dos séculos. Alguns nada mais são do que trocadilhos sem muito sentido, outros porém, ainda que empíricos, possuem um fundamento aceitável.
O aspecto do céu costuma ser considerado como um indicador do tempo que se espera. Lembre-se do ditado popular: “Círculo perto, chuva longe. Círculo longe, chuva perto”. A frase se refere aos halos lunares observados por vezes ao redor da lua e por mais simplista que possa parecer, este é um tipo de dito popular que possui sim, um significado associado a mudanças no tempo.
Cientificamente o que ocorre neste caso é um adensamento de nuvens do tipo Stractus Cirrus, passando para um novo tipo, que seria Stractus. Estes tipos nuvens são uma seqüência que indica possibilidade de chuva nas próximas horas. No entanto, uma série de outras informações sobre as condições atmosféricas devem ser consideradas, para que se possa realmente realizar uma previsão mais segura do tempo. Informações essas, obtidas através de estações meteorológicas, satélites, entre outros aparelhos de registro e aferimento dessas condições.
Outro exemplo de “predição” popular é em relação as nuvens do tipo Cirrus. Na linguagem popular essas nuvens são comparadas a “rabos de galo”, “rabos de égua” e indicam chuva para os próximos dias. Novamente essas observações apresentam razoável fundamento, uma fez que as nuvens do tipo Cirrus, na maioria das vezes são indicativos de que um sistema frontal (frente fria) desloca-se em sua retaguarda.
O grau de acerto em relação a esse tipo de observação diminui quando esse sistema frontal perde força, ou possui características fria e seca e por isso, em alguns casos, acabam não produzindo chuvas nos locais onde os Cirrus foram observados dias antes (em média dois dias até a chegada da frente).
Também é surpreendente o número de pessoas que parecem ser sensíveis à aproximação de uma tempestade, ou chuva intensa e que asseguram serem capazes de prever o tempo porque “sentem nos ossos”. Quando uma tempestade se aproxima a pressão atmosférica cai e o ar se carrega de umidade, o que por vezes provoca dores nos ossos e articulações, além de irritação nas fossas nasais.
Outro tipo de “sinal” percebido no corpo é em relação aos cabelos. Algumas tribos indígenas observando que a umidade do ar torna o cabelo mais escorrido encontraram um indicador meteorológico: as cabeleiras arrancadas como troféus, “se estiverem como molhadas, é que no dia seguinte haverá chuva”.
Durante séculos, as tentativas de controlar a meteorologia se limitou, sem êxito, a ritos mágicos, sacrifícios, soar dos sinos, disparos de canhão e lançamento de fogos. Atualmente os avisos meteorológicos, são de extrema importância para segurança de pessoas, além de serem relevantes em alguns setores da economia como a agricultura, e tanto a tradição popular, quanto a previsão científica, contribuem para alertar condições extremas porém, melhor que prever seria poder controlá-las, mas fato é que, quase nada se pode fazer diante da mãe natureza e por isso o melhor ainda é respeitá-la.

Gleisi Hoffmann em Maringá

9:58:00 PM

A ex-candidata ao Senado no Paraná, Gleisi Helena Hoffmann, deve estar em visita a Maringá e região nesta quarta e quinta-feira. Gleisi é graduada em Direito e foi secretária extraordinária de Reestruturação e Ajuste do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Secretária Municipal de Gestão Pública de Londrina e Diretora Financeira da Itaipu Binacional.

Eita

6:41:00 AM

Nota da coluna de hoje, de Ângelo Rigon:
Boa notícia
O nome do geógrafo e ambientalista maringaense Jorge Villalobos é um dos cotados para a chefia do Ibama no Paraná.

Salvo da caldeira

sábado, novembro 25, 2006 8:40:00 AM

banco
O que restou da árvore que produzia sombra nas ruas, colaborando com os pedestres a não sentir os raios solares diretamente agindo na pele, ou, protegia os carros da degradação da pintura, terminou sendo “salva” por um morador.

Que além de dedicar um tempo no desenho e na pintura, criou um Banquinho, que vai permitir curtir a sombra da árvore que está na frente da sua casa.

È bom ver estes usos, pois algumas pessoas podem ficar sabendo que o destino de uma árvore cortada pode não ser somente o de uma caldeira.

Agora, se a moda pega, imagina todo mundo levando uns troncos para casa e montando uns bancos para curtir com os amig@s uns churrascos neste verão. Mas, certamente o pessoal que fez contas com os valores de ganho com a venda da lenha não vai gostar dessa movida.

©® JUGV FACTORAMA 2006

Sem árvores

8:00:00 AM

FALTA SOMBRA
As conseqüências ambientais pela retirada das árvores do passeio público, sem um plano diretor de arborização, começam a ser sentidas pelos donos de estabelecimentos comerciais. Dentre os problemas mais comuns, está a “falta de sombra”, quando eles avançam com os serviços prestados para além dos limites da loja. O exemplo da fotografia realizada no sábado, 19 de novembro ratifica a questão.

©® JUGV FACTORAMA 2006

Trimestralidade e o Bom Moço

sexta-feira, novembro 24, 2006 3:45:00 PM

Parece que o Prefeito conhece uma outra forma de ler ou então ele é um daqueles que consegue DESLER, isto é, as informações não são captadas, elas só saem... dizem que isso pode ser indício de amnésia parcial seletiva.
____________________

Trimestralidade: Nota do PT sobre as declarações do Prefeito Silvio Barros

Sobre as declarações feitas pelo Prefeito Silvio Barros no Programa Dia-a-Dia, 21/11, repercutindo a decisão do Tribunal Regional do Trabalho – TRT que manda a Prefeitura de Maringá pagar a trimestralidade aos servidores públicos, o Partido dos Trabalhadores tem a declarar o que segue:

1. Em primeiro lugar, o Prefeito Silvio Barros afirmou que o Deputado Ricardo Barros, seu irmão, não tem nada a ver com a questão da trimestralidade. Ora, a retórica observa que é a verdade dos fatos e não as palavras de efeito que dá a devida veracidade. O Deputado Federal Ricardo Barros tem tudo a ver sim, pois foi ele quem gerou está dívida para os munícipes que já chega em torno de R$ 300 milhões de reais. Na condição de Chefe do Executivo municipal, em 1991, cometeu violenta afronta à garantia constitucional do direito adquirido (art. 5º, inciso XXXVI). Contrariando até mesmo a opinião de sua própria assessoria jurídica, o então prefeito deixou de conceder 36,22% nos salários dos servidores quando esse índice já era legalmente devido;

2. Em segundo lugar, o Prefeito Silvio Barros afirmou que o PT não reconhece a dívida ou que ela já foi paga. O PT nunca disse que a trimestralidade não é devida ou que já foi paga. O que a Administração Petista fez, na época, na fase de Execução do processo, foi impugnar os cálculos através de Embargos à Execução, que foram decididos em Maringá. Dessa decisão, o Município recorreu para o TRT do Paraná, através de Agravo de Petição. Os embargos e o Agravo são os recursos dos quais dispunha o Município para alterar os cálculos naquilo que entendia incorretos;

3. O Partido dos Trabalhadores afirma mais uma vez, que foi um ato de inteira irresponsabilidade política e administrativa do prefeito Ricardo Barros, o qual foi repelido devidamente em todas as instâncias da Justiça do Trabalho. A única dúvida, sanada pelo TRT em decisão do último dia 20/11/2006, era quanto à projeção do índice no tempo, ou seja, até quando a diferença deve ser calculada. O TRT decidiu que as diferenças devem ser calculadas até o momento que o Município incorporar o índice de 36,22%;

4. Agora, o que nos parece, com este julgamento do Agravo de Petição, exaurem-se finalmente todas as dúvidas quanto à abrangência dos cálculos. Contudo, cabe ao Prefeito Silvio Barros julgar e tomar as atitudes que lhe forem devidas. O que o Partido dos Trabalhadores não aceita e repudia nas declarações do Prefeito é querer confundir ou distrair a opinião pública a respeito do verdadeiro culpado pelo maior prejuízo financeiro da Prefeitura de Maringá, seu irmão, Deputado Ricardo Barros;

5. Por fim, o Partido dos Trabalhadores afirma ser uma inverdade do Prefeito Silvio Barros ao dizer que o Sindicato dos Servidores Municipais na época da Administração Petista era controlado pelo PT. O Sindicato não é uma instância partidária. Como todo e qualquer Sindicato pode haver filiados partidários, não só do PT mais de quaisquer siglas partidárias. O PT, por sua vez, incentiva a sua militância à participação nos movimentos sindicais como uma forma de ação política necessária à cidadania.


Partido dos Trabalhadores de Maringá
Executiva Municipal.

Governo Sílvio Barros II: Um governo de Classe!

10:25:00 AM


Em maio deste ano foi implantado mais um CRAS.

O que são os CRAS?

O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS é uma unidade pública estatal localizado em áreas de vulnerabilidade social que deve ser implantado por todas as prefeituras do país. Executa serviços de proteção social básica (caráter preventivo e processador de inclusão social), organiza e coordena a rede de serviços referentes a região onde está localizado. O CRAS é “porta de entrada” para a rede de serviços socioassistenciais do SUAS, equivale a Unidade Básica de Saúde do SUS e à Escola da política de educação.

Portanto, é um equipamento social que deve ser uma referência de defesa dos direitos socioassistenciais das famílias vulnerabilizadas, que por meio da acolhida, da construção de vínculos com a equipe (assistente social, psicóloga, entre outros) desenvolve ações coletivas visando o fortalecimento e potencialização das mesmas. Processa a inclusão nas políticas públicas, no mundo do trabalho e na vida comunitária e societária, além de prevenir as situações de risco social.

Quantos são e onde se localizam?

Em Maringá, até maio deste ano, havia 3 Centros de Referência da Família- CRF, implantados no governo municipal do PT, que foram transformados em CRAS (2005), localizados assim:

  • ·
  • ·
  • · Conjunto Requião;
  • · Conjunto Santa Felicidade;
  • · Conjunto Ney Braga (financiado pelo governo federal);
E o 4º? Localiza-se na Zona 5- Av. Rio Branco 987.

O que faz um CRAS na zona 5 que é um dos bairros mais ricos da cidade?

Porque investir (nessa situação desperdiçar recursos) num equipamento (aluguel de R$1.700,00/mês e com equipe técnica) para trabalhar o vínculo de quais famílias nessa comunidade? Como trabalhar a participação comunitária com as famílias vulnerabilizadas num bairro que é oposto a sua realidade?

Por que não implantaram no bairro Jardim Alvorada que apresentou no “Atlas Social de Maringá” um índice significativo de famílias vulnerabilizadas? E nos Distritos não vão ser implantados os CRAS?

Diante deste quadro uma dúvida também é constante, qual tem sido os instrumentos de planejamento e gestão da atual administração para viabilizar o acesso a política de assistência social, já que no Encontro Regional não participou nenhum representante da gestão da Secretaria de Assistência Social de Maringá?

E o Conselho Municipal de Assistência Social de Maringá, porque até agora não tomou nenhuma providência, porque não está cumprindo o seu papel de deliberação sobre a implantação de serviços, para atender as reais necessidades dos cidadãos maringaenses?

Um Governo de Classe!

Bar 14 BIS

9:00:00 AM

14 bis o bar
Este é local no qual os amigos se juntam para jogar, ao final do expediente, uma mesa. O dono é legal e o lugar de preços acessíveis.

©® JUGV FACTORAMA 2006

Conversas paralelas

7:10:00 AM

angelo cançãoOK

A vinda até Maringá do Governador Roberto Requião fez mais do que liberar recursos para o asfalto de bairros da cidade, também permitiu conversas paralelas, e como já estamos próximos do natal, os corações podem ficar mais sensibilizados, ao final sempre existem espaços para os acordos judiciais

©® JUGV FACTORAMA 2006

A manchete

7:00:00 AM

POR TRAS DA PROPAGANDA As imagens servem como ponto de partida de muitas reflexões. A que acompanha este texto aparece associada com as ilusões e realidades que sentimos no cotidiano das ruas da cidade.

A propaganda encobre tudo, inclusive os buracos das ruas, apesar que todas as pessoas os constatem.

Assim, a propaganda continua sendo a alma do negócio, porém, cada dia inúmeras ações aparecem fundamentadas, seja no Direito do Consumidor, alegando que a imagem vendida nada tinha nada ver com o conteúdo, seja na Defesa do Patrimônio Público.

A fotografia me provocou a sensação, também, de que a resposta, através de uma manchete, aos problemas sociais e ambientais, continua a ser a forma rápida de como são procuradas as soluções a inúmeras questões governamentais. Mesmo, que dias, meses ou anos depois, continuemos constatando que nada mudou.... porém, a manchete já fora fixada na imagem da população...

Ao final creio que foi na França que exclamaram: Meu governo por uma Manchete, ou, tout pour une manchette ...

Fotografia: Avenida Mandacarú, por trás do outdoor dos senhores, em estado etílico avançado, se debatiam pelas sobras da garrafa que aparece á esquerda da imagem.

©® JUGV FACTORAMA 2006

Filhos de DEUS

quinta-feira, novembro 23, 2006 10:08:00 PM

angelo silvio

Certamente estamos próximos do natal e como publicou em dezembro de 2005 O Diário do Norte do Paraná, os antagonismos parecem diminuir ou tomar um caminho da reconciliação, pois ao princípio de todos os tempos eramos iguais e ainda continuamos sendo filhos de DEUS, assim, PAZ aos Homens de boa vontade.

©® JUGV FACTORAMA 2006

CIDADES COMPACTAS

10:45:00 AM

Uma discussão recorrente na Europa é acerca das cidades compactas, aquelas nas quais a densidade de moradores é maior, e as distâncias são menores. Isso reduz a "automóvel-dependência", e permite a implantação de serviços de transporte público mais eficazes. Além da redução na emissão de poluentes, a compactação urbana evita a conversão de matas e outros ecossistemas em áreas urbanizadas. Na Inglaterra, por exemplo, há leis que determinam que 60% do desenvolvimento urbano das cidades deve ocorrer dentro de seus próprios limites.
No entanto, a produção de cidades sustentáveis não é apenas questão de legislação, como imaginam ambientalistas e planejadores. Quando os ingleses são questionados a respeito do nível de satisfação com o bairro em que residem, os percentuais indicam que quanto mais compacto é o bairro, mais insatisfeitos eles estão. 83% dos ingleses preferem casas a apartamentos. Entre os que preferem viver em residências, 64% declaram que a presença de um quintal é muito importante, percentual que alcança os 80% para as famílias com crianças.

Temos aí uma questão de ecologia evolutiva humana. Mais de 90% de nossa história evolutiva ocorreu em espaços abertos, próximos a recursos vitais como fontes de água, matas, sítios de caça. Paisagens com esses signos são apreciados em absolutamente todas as culturas humanas, o que aponta para uma preferência inscrita em nossos genes.

Assim, o planejamento urbano deve abarcar também uma planificação paisagística, que vá além da maquiagem feita com florezinhas coloridas, isoladas no mar de concreto das edificações. Um planejamento que permita aos moradores o acesso aos signos da natureza, que represente preferências paisagísticas inatas, aliando a densificação urbana ao frescor e à beleza de áreas verdes, praças e outros espaços similares.

Zebrão no cenário

8:17:00 AM

O radialista Geraldo Irineu, da rádio Cultura AM, ligou no gabinete do vereador maringaense Zebrão (PP)e foi informado, por uma assessora, que o parlamentar estava no "cenário" da Câmara. A mulher referia-se ao plenário. Irineu desceu a lenha em seu programa. Ouça.

cadê o macaco ?

8:00:00 AM

não alimente ok factorama
A proposta do dono do bar é provocante, além de insinuar com todas as letras que existe um macaco na árvore, teve o cuidado bizarro de instalar um cartaz com os dizeres que podem ser lidos na fotografia, e ainda fixar com arame, um instrumento que movido a manivela serve para levantar os carros, denominado de macaco.

A criatividade na agressão ambiental ás árvores do passeio público está para além da racionalidade...

Fotografia: Avenida São Domingos na altura do número 640, na cidade de Maringá.

©® JUGV FACTORAMA 2006

Tá acabando...

quarta-feira, novembro 22, 2006 1:01:00 PM

Aproveitem para conhecer Armação dos Búzios (RJ) antes que tudo se acabe. É triste mais é verdade. A água continua gelada e límpida, mas a construção civil está judiando - e muito - da paisagem local. Emancipada há pouco mais de dois anos, a cidade - ao que tudo indica - não está conseguindo conter a invasão dos endinheirados que constroem mansões e mais mansões por todos os lados. São vários caminhões, carregados de material de construção, transitando pelas ruas estreitas da cidade. Todos querem o seu lugar ao sol, mas coletivo é coletivo, ou seja, se nada for feito fotos como essa, daqui há alguns anos, serão impossíveis de serem tiradas...


Foto: Harry Takahide Daijó

Imparcialidade

11:30:00 AM

Um pequeno jornal que é distribuído, ao que parece pelos próprios idealizadores, mão-a-mão, comentou a acusação feita pelo vereador John Alves ao colega Mário Verri. John teria documentos, que comprometeriam Verri, de quando este ocupou a Secretaria de Esporte. O fato, aconteceu durante a sessão (09/11) em que fora votado o pedido, de Verri, de abertura de Comissão Processante contra o presidente da Casa. Segundo o Folha Popular, nome do jornalzinho, "Mário Verri cutucou John com a vara curta (...) Não sabia que o presidente tinha 'cartas na manga' e poder de fogo também". E segue expondo, muito empolgado, aquilo que entendeu ser um vexame para Verri. Contudo, esqueceu-se de tirar John da condição de vítima, pois se ficou sabendo de alguma irregularidade e não apurou os fatos cometeu o crime de prevaricação, entre outras irresponsabilidades. Além do que a recusa de abertura de uma CP não, necessariamente, inocenta Alves. Mas, essa parte não é abordada pelo autor da coluna. Esquecimento?

Churrasco com acetona

7:30:00 AM

descarte tambor

Esta não é a primeira vez que constato a venda de embalagens usadas no armazenamento de produtos tóxicos. Porém, hoje na Avenida Colombo, terminei conversando com um senhor que diz que o destino do tambor era para fazer “churrasqueiras”.
Bem, sendo assim aproveite para informar ao senhor que os dizeres da embalagens que estava sendo vendida eram categóricos quanto a “NÃO REUTILIZAR ESTA EMBALAGEM” .

É oportuno lembrar que a inalação ou ingestão de acetona causa tonturas, irrita os olhos e as vias respiratórias. Sendo que o contato freqüente com o produto pode encurtar o ciclo menstrual das mulheres e pode diminuir a fertilidade masculina e que a embalagem usada NÃO deve ser reaproveitada e deve ser descartada em instalação autorizada.

©® JUGV FACTORAMA 2006

Começou...

terça-feira, novembro 21, 2006 8:43:00 PM

Em um programa de TV a cabo local (chamado Mesa 18:30) o ex-prefeito Samis da Silva (PMDB) lançou essa: “Quebraram a prefeitura chegando ao ponto de não ter dinheiro nem para comprar papel higiênico para o servidor”, referindo-se à gestão do atual prefeito Paulo Mc Donald (PDT). Vixe!

Na Coréia do Norte?

8:41:00 PM

51865820_6d4556c598_o
O José da geografia mandou esta proposta
“O Hotel Ryugyong está localizado em Sojang-dong, na Coréia do Norte e recebe o nome da antiga capital da coréia que lembra uma árvore local muito abundante.
O prédio da fotografia mede 330 metros e possui 150 andares, sua construção foi iniciado em 1987 e a partir de 1992, a obra caminha a passos lentos....”

©® JUGV FACTORAMA 2006

Assunto: Obrigado!

5:45:00 PM

FOTO  2006
Olá,

Gostaria de agradecer a indicação ao Prêmio Factorama de Meio Ambiente 2006. Fico feliz pelo reconhecimento das reportagens feitas com o objetivo de mostrar a problemática do lixo em Maringá.

Lamento estar viajando e não estar presente para receber pessoalmente o prêmio. Só tenho a agradecer.
Obrigado!

Murilo Gatti

Estão dando MOLE

12:45:00 PM

peneus O Mosquito da DENGUE está tendo tratamento VIP na rua São João ao lado do número 986B. Nesse local podem ser contadas centenas de pneus velhos, os quais estão amontoados sem qualquer cobertura.
È bom lembrar que as dicas do Ministério da Saúde são que os pneus velhos devem ser entregues ao serviço de limpeza urbana e que caso seja necessário mantê-los eles devem ser guardados em um local COBERTO.
Terminei conversando com uns moradores e eles estão mobilizando-se com um abaixo assinado....


©® JUGV FACTORAMA 2006

Corações

segunda-feira, novembro 20, 2006 11:42:00 PM

Propaganda da Benetton.

Discão com duas músicas, parte 2

11:22:00 PM

Também está à venda no Mercado Livre, por R$ 58, o disco Lyrio Panicali e Sua Orquestra. O disco também tem duas músicas, ambas de Joubert de Carvalho:

Lado A: Canção de Aniversário
Lado B: Maringá

Veja o produto.

Discão com duas músicas

11:15:00 PM

Está à venda no Mercado Livre, por R$ 15, um disco do acordeonista Mário Gennari Filho. O disco tem uma música de cada lado. No lado A está a canção Maringá, de Joubert de Carvalho.

Veja o produto.

A noviça carente

10:55:00 PM

Uma chilena de 35 anos relata em seu blog que foi dentro do convento de Maringá que ela deu o primeiro beijo em outra mulher, em 1996. As duas eram noviças na época. Depois, a chilena voltou para seu país e a brasileira cortou as relações, sem responder nenhuma carta.

Acompanhe trechos do depoimento:

Brasil. año 1996… Mi primer amor fue en el convento, sí yo sería religiosa, estaba a unos meses de realizar mis votos para ser religiosa. Vivía en la casa del Noviciado, en ese verano llegarían las nuevas postulantes, la primera en llegar desde Maringá fue Adilse, una niña muy linda, simpática, alegre. (...)

Yo me estaba enamorando de ella, y una noche pedí para ella dejarme entrar a su dormitorio, ella accedió y cuando nos encontramos en la oscuridad de la noche, nos abrazamos eternamente, nuestros corazones ya salían de nuestros pechos y por primera vez nos besamos… un beso inocente, tierno, mi primer beso con una mujer.

Fogo

7:24:00 PM

Colocar a Petrobras, no meio do fogo, aparece como uma estratégia fundamental para oposição política neste final de ano. Este é o argumento que faltava para tirar da depressão alguns partidos após as eleições. A onda da crise chega num momento de fechamento de acordos políticos com o PMDB.
Amanha é terça-feira, e tem os depoimentos de Gedimar, Valdebran e Expedito Veloso na CPI dos Sanguessugas.... todo mundo vai ficar ligadão...

Um pouco de história:

7:17:00 PM

Devemos lembrar que o deputado Roberto Jefferson já havia afirmado que parte do dinheiro utilizado na compra de votos (mensalão) tinha a sua origem em empresas estatais, entre elas a Petrobras, e que coincidentemente o ex- secretário-geral do PT, Silvio Pereira, recebeu de presente um carro Land Rover da empresa GDK, vencedora de uma licitação de U$ 90 milhões junto à Petrobras.

Escândalo na Petrobras

7:13:00 PM

Lei a seguir matéria Publicada no Correio de Sergipe.com

"Tudo indica que, a partir de agora, as licitações, pagamentos e contratos firmados pela Petrobras durante o período de José Eduardo Dutra na presidência da empresa estatal serão finalmente investigados e a previsão é a de que muitas irregularidades e atos ilícitos serão detectados. A imprensa nacional já detecta que o pensamento que domina os petistas é o de que essa investigação na Petrobras vai promover uma nova crise no país e de proporções gigantescas. Há quem diga no Congresso Nacional que um escândalo na Petrobras vai transformar o "mensalão" e o assalto aos cofres públicos por petistas e asseclas em pequenas travessuras de criança malcriada.
Nesse caso, a apuração dos fatos terá fortes aliados para levantar o véu que encobre a referida gestão da Petrobras. Serão os próprios empresários que dizem ter negociado licitações e contratos com o ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, e o ex-secretário-geral do PT, Sílvio Pereira, e estão dispostos a contar tudo "timtim-por-timtim", já que a nova direção da empresa estatal se recusa a cumprir o que foi combinado com eles.
Caso sejam confirmados falcatruas e atos ilícitos na gestão de José Eduardo Dutra à frente da Petrobras, nada mais restará ao próprio Luiz Inácio Lula da Silva do que "pedir o boné e sair de fininho" da presidência da República. Mas isso será difícil de acontecer, pois novamente o presidente Lula irá vestir a fantasia de inocente para declarar que não tinha conhecimento de nada e o senhor José Eduardo Dutra tentará sair pela tangente dizendo que, se houve irregularidades, estas foram apenas frutos de "equívocos formais". Já vimos esse filme antes.

Fonte: http://www.correiodesergipe.com/lernoticia.php?noticia=11518

Os amigos

4:30:00 PM

os amigos


O 14 Bis, não é somente o nome de um aparelho para voar, é também a identificação de um bar ao qual chegam, ao final do expediente, os fotógrafos amigos para um joguinho de quem perde paga. Ao final, amigo é para essas coisas....

©® JUGV FACTORAMA 2006

Natalzinho nas ruas de maringá

12:09:00 PM

natalzinho no arvores center

Natalzinho, posou para as lentes do FACTORAMA junto a outra decoração natalina. Aqui também, afirmou ele, se optou por incentivar a criatividade através de decorações que preservam as árvores naturais.
Insistindo em que são esses princípios ecológicos que fundamentam os BONS negócios...

©® JUGV FACTORAMA 2006

Natal Ingá 2006

12:53:00 AM

O mascote pegou o espírito da coisa!

Como as crianças desenham a Catedral

12:03:00 AM

Desenhos de crianças da 4ª Série, feitos no Paint.

As imagens são do blog de professoras da escola municipal Odette Alcântra Rosa.




S-10 de Maringá é usada em racha e mata um em SP

domingo, novembro 19, 2006 11:49:00 PM

Uma S-10 preta de Maringá atropelou e matou um motociclista em Marília (SP), após furar um sinal vermelho, sábado. Testemunhas disseram à polícia que a camionete estava tirando racha com um Audi. Dois estudantes de Medicina foram presos.

Leia a notícia.

Ridículo

11:25:00 PM

Um carinha de Maringá colocou na web um vídeo onde ele tortura com varetas um morcego, aparentemente moribundo. Se quiser perder o humor, clique aqui.

Forgotten Boys em Maringá

11:16:00 PM

A banda Forgotten Boys tocou na noite de sábado no Tribus Bar, de Maringá.

Já colocaram na web o vídeo da banda tocando no programa Garagem, da Rádio Universitária Cesumar.

Natalzinho a favor dos princípios ecológicos

5:37:00 PM

natalzinho desfilando aspen
O mascote do Natal Ingá 2006, foi flagrado nesta sexta-feira caminhando no centro da cidade de Maringá e aceitou posar para as lentes do FACTORAMA. Numa rápida conversa ele afirmou que apóia a criativa solução dada pelos Shoppings quanto á decoração de luz para o natal. Ele reconheceu que os empresários desses centros comerciais optaram por incentivar a criatividade em novas formas de decoração conservando assim as árvores naturais.
Fato que está de acordo com os princípios ecológicos que fundamentam os BONS negócios...

©® JUGV FACTORAMA 2006

Paranaense é citado pela Folha como exemplo de "promiscuidade"

11:53:00 AM

A manchete da Folha de S. Paulo (requer senha) de hoje mostra que há conflito de interesses entre as atividades de alguns deputados federais e as doações que eles receberam na campanha. Alberto Lupion (PFL) é citado. O candidato recebeu 270 votos em Maringá nas eleições deste ano:

Um exemplo de como os interesses das empresas se manifestam num membro de comissão é o do deputado Alberto Lupion (PFL-PR), presidente da Comissão de Agricultura.
Embora seja relator de um projeto que muda o Estatuto da Terra para permitir o uso de títulos de dívida agrária para pagamento de dívidas bancárias por produtores rurais -projeto de interesse da bancada ruralista-, Lupion recebeu R$ 625 mil de empresas ligadas ao agronegócio. O valor representa 80% de tudo o que ele arrecadou na campanha. "Temos conscientizado nosso segmento de que quem não trabalha para os deputados do setor está trabalhando contra si mesmo", disse o deputado ruralista.

Lotado

11:31:00 AM

Um fã já colocou no YouTube a abertura do show da dupla sertaneja César Menotti e Fabiano em Maringá. O evento aconteceu na semana passada.

Dia de festa

10:58:00 AM

Os são-paulinos têm tudo para comemorar hoje à tarde.

De oho no IPTU

10:50:00 AM

Cartum de Lukas, publicado em O Diário de hoje.

Setor de agronegócios pressiona Requião

10:26:00 AM

Esse é o título da matéria de José Maschio, de Londrina, publicada hoje na Folha de S. Paulo (para assinantes).

Acompanhe alguns trechos:
Reeleito com uma diferença de 10.479 votos, o governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), irá enfrentar no novo mandato cobranças de opositores e até mesmo de aliados na agropecuária paranaense, setor que mais reflete a divisão do Estado revelada pelas eleições. Enquanto os pequenos produtores apoiaram Requião, o setor agroexportador votou em Osmar Dias (PDT). (...)

O chamado agronegócio exportador, representado pela Faep, SRP (Sociedade Rural do Paraná) e Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná), foi oposicionista nas últimas eleições. Requião perdeu nos principais municípios do agronegócio, como Ponta Grossa, Londrina, Maringá e Cascavel.
O assessor especial da presidência da Faep, Carlos Augusto Albuquerque, dá o tom do clima que Requião enfrentará. "O governador é um homem inteligente, para saber que não ganhou com essa folga toda. E esperamos que ele mude de atitude e ouça os produtores", disse.

Exposição

10:20:00 AM

O artista plástico Jorge Pedro, residente em Maringá, está com uma nova exposição no shopping Avenida Center. As obras são inspiradas em instrumentos musicais de cordas.

A foto é do blog Bar do Bulga.

Prêmio FACTORAMA de Meio Ambiente 2006

sexta-feira, novembro 17, 2006 4:56:00 PM

priscila
O jornalista Murilo Gatti do Jornal O Diário do Norte do Paraná recebeu o prêmio Factorama de Meio Ambiente 2006, o motivo foi uma série de reportagens referentes ao Lixão de Maringá. A sua cobertura jornalística permitiu esclarecer a população da problemática ambiental, social e econômica que envolvem os resíduos urbanos. Murilo está de férias e por isso a jornalista Priscila Kalinke foi indicada para receber o Prêmio no seu nome.

©® JUGV FACTORAMA 2006

Imagem da Semana

4:27:00 PM

ESTAR
O debate a respeito dos estacionamentos regulamentados está dando que falar, principalmente quando as vagas são cada dia mais disputadas. A vaga reservada durante 15 minutos para as pessoas que realizam compras nas farmácias é um exemplo de como seu uso é complexo, ou seja, não sempre é respeitada a regra. Agora, que a temporada de compras de final de ano está no início, uma vaga termina valendo ouro.

(Fotografia: Sábado, 4 de novembro de 2006)

©® JUGV FACTORAMA 2006

Pioram condições de trabalho no HM, diz sindicato

10:15:00 AM

O Sindicato dos Servidores Municipai de Maringá (sismmar) divulga em seu blog que os funcionários são submetidos a cargas "desumanas" de trabalho. Confira um trecho:
Carga horária maior do que nos postos de saúde, salário defasado, longas e desumanas jornadas de trabalho, péssimas condições de trabalho e falta de segurança .Se tudo isso não bastasse, há uma situação insustentável: as perseguições e o assédio moral. Trabalhadores são ameaçados de abertura de processos administrativos. Muitos são transferidos de setor e de horário como forma de punição. Como os velhos coronéis, tentam manter os trabalhadores na rédea curta só para mostrar quem manda.

Cazuza

10:03:00 AM

Ontem procurava um determinado assunto na internet e me deparei com este texto comentando o filme exibido na Rede Globo, Cazuza.

São elementos culturais de décadas que o filme provou na população. Falar de Cazuza é mexer com aqueles elementos mais íntimos, de formação cultural mesmo, concepção de vida, valores, princípios e pelo que observo, há mais gente em Maringá preocupada com as concepções e os valores em nosso cotidiano, daqui e de muitas cidades.

Vale uma leitura.
________________

...a burguesia fede
Fonte: http://brianez.blogspot.com/

A grande discussão que participei no dia , foi o filme do Cazuza, exibido ontem dia 15/11 pela rede globo. Ouvi estupefata os comentários a respeito do compositor, coisa que retrata a mentalidade maringaense, provinciana, preconceituosa e acima de tudo, carente de cultura.

O Cazuza era um gay que cheirava cocaína, fumava maconha, não é exemplo de vida pra ninguém, foi um rebelde sem causa." uma disse. O outro: "fiquei de cara, vendo o cara beijando outro homem na boca, que coisa horrível, que nojo.

Não quero entrar no mérito de que se o cara era drogado, gay ou bissexual. Cada um goza pelo lado que lhe dá mais prazer, como diz um grande amigo meu. Grandes escritores como o Oscar Wild , por exemplo, eram gays. A questão não é a homossexualidade. Acho que isso não deveria servir de parâmetro para julgamentos. O que de fato tem que ser levado em consideração, foi sua obra. O que ele deixou, o que ele representou para sua geração e para gerações posteriores, como a minha.

Um rapaz de classe alta, cantar em altos brados que a burguesia fede, em meados dos anos 80, quando a ditadura respirava ainda com a ajuda de aparelhos, não é qualquer pessoa. O cara que mostrou que aidéticos não são extraterrestres e não contaminam as pessoas através do olhar, que superou o preconceito e se assumiu doente frente milhares de pessoas, tem que ser levado a sério sim. Antes dele, ninguém tinha visto um portador do vírus na mídia, ou seja, na Rede Globo, que deu grande contribuição ao Golpe de 1964 e que se alto-intitulava porta voz da moral e dos bons costumes. A mesma rede de televisão que consagrou uma loira sonsa com roupinhas ultra-insinuantes como a Rainha dos Baixinhos. Cazuza mostrou que continuava sendo um ser humano, apesar de terrivelmente debilitado. Mostrou através da sua poesia, a realidade nua e crua de uma sociedade hipócrita e demagoga e que apesar das circunstancias, ainda acreditava que alguns tinham a capacidade de amar. Cazuza fez músicas inocentes também, aquelas que namoradinhos fazem juras de amor eterno ouvindo, lembra: "Amor da minha vida, daqui até a eternidade."

Não concordei com certas coisas que faziam parte da vida dele, que não descobri depois de ter visto o filme. Achei triste o uso excessivo de drogas e de álcool, mas cada um faz o que quer, desde que não prejudique ninguém, a única vítima de seu modo de vida, foi ele mesmo, que ironicamente, acabou lhe matando.

Talvez o que justifique todo esse preconceito que presenciei, é que essas pessoas, essas mesmo que criticaram e julgaram o Cazuza , estão acostumadas com as letras primorosas do Latino e MC Leozinho. São os mesmos que adoram ver a Lacraia dançar e que sabiam todas as coreografias do É o Tchan, ou seja, total podridão cultural. E ainda cometem a infâmia de dizer que o Cazuza não contribuiu em nada com a cultura Brasileira. Sugiro que esses, leiam as letras que ele compôs, mas duvido que sem o auxílio de um bom dicionário, conseguirão entender.

Por fim, me sinto decepcionada quando sou obrigada a ouvir rádio aqui!!! A Maringá FM só toca Bruno e Marrone e assemelhados. Os primeiros lugares do "disk-toque* da rádio são músicas de refrão repetitivo, que não dizem nada a não ser "eu vou fazer um leilão, quem dá mais pelo meu coração, me ajude a voltar a viver." Olha , sinceramente, se eu tivesse grana, eu participaria desse leilão, pra dar a quantia mais alta o possível, não só pelo coração do cara, como também pela voz e pelo cérebro, pra nunca mais na vida inventar um negócio desse nível. E isso é tido como cultura! Como música!! Meu Deus, será que eu ou eles estão errados?

Como eu gostaria de ouvir pelo menos uma vez em um mês inteiro uma música do Cazuza em uma dessas rádios.
____________________
* Disk-toque: Programa mais famoso da Maringá FM nos anos 90. , Ia pro ar todos os dias, às 18:00 e que tocava as 10 músicas mais pedidas do dia. Esse programa teve a honra de ter 5 músicas diferentes do Guns n´ Roses como primeiro lugar durante 3 meses consecutivos, ou seja 90 dias, quando foram lançados os álbuns Use Your Ilusion I e II no ano de 1992. Hoje, nem quero saber o que toca lá e se esse programa existe.


Nova dupla sertaneja em Maringá

10:01:00 AM

Pior que fazer as artes bêbado é ver depois no YouTube.
Um grupo de amigos aparece cantando alguma coisa em voz pastosa, no Bar do Gaúcho, em Maringá. Se você gosta de bisbilhotar a vida dos outros, confira aqui.

Jovens brigam em locadora de Maringá

9:49:00 AM

Dois jovens saíram no braço em uma locadora de DVDs, supostamente de Maringá, no dia 15. As imagens foram colocadas no YouTube. O responsável pelas imagens diz que quem levou a pior foi o atendente da loja.

De olho no preço do Buzão

quinta-feira, novembro 16, 2006 12:23:00 PM

Final de ano é época de subir o preço do buzão. A tarifa em São Paulo vai para R$ 2,30.

Em Maringá as passagens variam hoje de R$ 1,70 (cartão) a R$ 2,00 (pagamento na hora). No caso do Expressinho, o preço vai de R$ 2,10 (cartão) a R$ 2,50 (na hora).

Vale lembrar que os ônibus da TCCC não têm cobradores, fato que diminui os custos. A empresa também não tem gastos com o site institucional, que é horrível.

Galo Maringá no Orkut

12:07:00 PM

O mau futebol apresentado pelo Galo Maringá na Copa dos 100 anos não diminuiu o público da comunidade do time no Orkut, que conta com 1.413 torcedores. O maringaense gosta de futebol, pena que não tenha um time à altura.


O engraçado é que na lista de comunidades relacionadas à do Galo está uma reforça a rivalidade com Londrina: "Hey.. Sardinha, vai tomar no c*", com 111 membros.

O que toca na noitada

12:28:00 AM

UM DJ da cidade publicou no YouTube um vídeo onde ele se apresenta na boate Dot Maringá.

Cruzamento problemático

quarta-feira, novembro 15, 2006 12:16:00 PM

O cruzamento entre as avenidas São Paulo e Horácio Raccanello, no Novo Centro de Maringá, fica caótico em horários de maior movimento. Vários motoristas interrompem o cruzamento, contrariando a sinalização.

A filmagem abaixo foi feita às 13h30 de terça-feira.

Terceirizar é uma opção de gestão legítima

terça-feira, novembro 14, 2006 10:20:00 AM

Começou uma disputa na cidade sobre a terceirização de parte da coleta de lixo. Não vejo razões para tanta preocupação, pois, se as regras legais foram respeitadas e se é uma opção do atual Governo, nada se pode fazer.

O Governo deve ter suas razões para entregar parte de seus serviços para a execução de uma empresa que venha ser vitoriosa em licitação.

O que não é recomendado é usar argumentos duvidosos para responsabilizar o governo anterior, aí o debate não fica transparente: terceirizar é uma opção de gestão legítima, apenas isso.

Deixa o homem trabalhar...
___________________

O PT acabou com a farra do dinheiro público

1. O chefe de gabinete do Prefeito falta com a verdade, pois usa de argumentos inverídicos com a tentativa de justificar todo o processo de terceirização que está em curso pela atual administração Silvio Barros. Ele usa da lógica: “quanto maior a desgraça mais fácil à solução”. Não cai bem para um homem público, muito menos para quem é versado na lei;

2. Referente à defasagem e o sucateamento da coleta de lixo. Certamente, o chefe de gabinete do Prefeito Silvio Barros não conhece a história da administração pública da nossa cidade, apesar de ter sido Vereador e Presidente da Câmara. Quem fez a última compra antes da administração petista assumir em 2001 foi o então Prefeito Said Ferreira, que sucedeu o prefeito privatista (escola cooperativa, saúde e lixo) Ricardo Barros e antecedeu o prefeito Jairo Gianoto. Ele comprou, no meio de seu mandato, em conjunto com o então Governador Roberto Requião 10 caminhões coletadores de lixo. É público o descaso que foi a administração Gianoto (1996-2000) para cidade e, em especial, para o SAOP. Além do sucateamento e descaso com o serviço, a administração gianoto alugava caminhões coletores de lixo no valor de R$ 17.000, 00 (dezessete mil reais) por mês.

A administração petista (2001-2004) acabou com essa farra com o dinheiro público:

a) adquiriu 9 caminhões novos para fazer o serviço e;

b) abriu concurso para coletadores. Bem diferente age esta administração, que quer jogar a culpa em outro, mas é ela própria que reinicia a dilapidação do patrimônio público, à luz do dia, como vem fazendo, por exemplo, com um caminhão comprado em 2002 em que se retirada peças e com isso o deixa sucateado no pátio do SAOP. Esta administração não goza de competência administrativa e muito menos moral para julgar a nossa administração.

3. Referente ao lixão. A administração petista agiu desde o primeiro ano fazendo melhorias e estudos técnicos para viabilizar o aterro sanitário, bem como cuidou da dívida social de Maringá com dezenas de pessoas que moravam e viviam no e do lixão. Em 2003 foram tiradas as pessoas pacificamente e criadas as cooperativas, contudo em plena campanha eleitoral de 2004 o lixão foi invadido por motivos políticos. Hoje, a atual administração arroga-se ter resolvido o problema definitivamente do lixão. Bom seria. Contudo, ficam os questionamentos: Por que foram cometidas as ilegalidades na licitação do aterro sanitário? Por que o chefe de gabinete não mostra o laudo do IAP que comprova que está tudo resolvido? Mais uma vez, o primeiro escalão do Prefeito Silvio Barros comete uma indelicadeza: “fala sem provas reais”.

4. Por fim, coloco-me junto aos ex-secretários municipais do PT para tirar quaisquer dúvidas que você tenha. Muito agradecido.

Rubem Almeida Mariano
Presidente do PT de Maringá

Navio Maringá

9:02:00 AM

Um vendedor do Reino Unido pede no eBay cerca de R$ 10 por uma foto do navio cargueiro Maringá, construído em Niterói (RJ) em 1971. A fotografia mede 14 x 9 cm.

Mais informações sobre a foto aqui.

Mansão de Pedra no Wikimapia

12:18:00 AM

O site Wikimapia - mistura de Wikipédia e Google Earth - traz a foto de satélite da boate Mansão de Pedra, descrita na página como "a zona mais famosa de Maringá". Veja aqui.

Assim como na Wikipédia, o banco de informações do Wikimapia é alimentado pelos visitantes, só que em cima das fotos de satélite do Google Earth. Além da casa de tolerância, os usuários da página mapearam carrinhos de cachorro quente e botecos de Maringá. Veja a relação aqui.

O padre é pop

segunda-feira, novembro 13, 2006 11:34:00 PM

Cada vez aparecem mais padres modernos. Vídeo no YouTube mostra trecho do show em Maringá do padre Reginaldo Manzotti, de Curitiba. O religioso tem até site pessoal, com capela virtual (onde você pode acender uma vela virtual), sala de bate-papo, MP3 para download, entre outros recursos.

O futuro em suas mãos

11:15:00 PM

Ciganas no centro de Maringá lêem as mãos dos curiosos em saber o futuro. A foto é do blog Mamocos.

Falando em futurologia, um colega de trabalho disse que ouviu uma vidente garantindo que vai cair a maior tempestade da história de Maringá entre o mês que vem e janeiro.

Terremoto em Maringá?

10:48:00 PM

O site Mogi News diz que Maringá é uma das cidades que sentiram o abalo do terremoto que aconteceu na Argentina, sábado. Você sentiu alguma coisa?

Leia a notícia.

Carinha é jogado na piscina

10:05:00 PM

Carinha é jogado na piscina durante festa ocorrida domingo, na chácara Toca da Coruja, de Maringá. Não vou citar nomes, para não dar rolo.

Maringaense nas paradas

10:20:00 AM

Um clipe da cantora maringaense Bia Grabois, radicada no Rio de Janeiro, está no YouTube. Não gostei da música, mas fica o registro. A canção Pobre Patricinha é do primeiro CD da cantora, lançado em 1999.

Pedreiro é preso levando bagulho de Maringá para Uberlândia

10:02:00 AM

E era bagulho mesmo: 1 quilo de pó do capeta estava distribuído em tabletes presos nas pernas do pedreiro Marcos Roberto da Silva, de 25 anos. Ele saiu com a cocaína de Maringá no sábado, em um ônibus com destino a Uberlândia (MG). Além da droga, o carinha levava R$ 35 mil em cédulas falsas, em um total de 701 notas que estavam distribuídas nos bolsos e na cintura.

Silva disse que recebeu a encomenda na rodoviária de Maringá. Leia mais.

Prêmio Factorama de Meio Ambiente 2006

7:14:00 AM

O FACTORAMA conjuntamente com o Observatório Ambiental de Maringá, farão entrega no dia 13 de novembro do Prêmio de Meio Ambiente 2006.

Este é o segundo ano do PRÊMIO FACTORAMA DE MEIO AMBIENTE que tem por objetivo reconhecer publicamente os trabalhos e ações em prol da construção de uma moral de caráter sócio-ambiental, de ética para o futuro e de solidariedade intrageracional.

Para este segundo ano foram mantidas as duas categorias criadas em 2005, sendo elas YPÊ ROXO para os destaques positivos em prol da construção de uma moral de caráter sócio-ambiental, de ética para o futuro e de solidariedade intrageracional e a categoria ROSA DO DESERTO para os destaques em prol da construção de uma moral antropocêntrica, individualista e economicista, princípios que estão na base da crise ambiental.

As indicações do prêmio estão relacionados diretamente com as campanhas ambientais desenvolvidas pelo Observatório Ambiental de Maringá e veiculadas através do FACTORAMA. Essas campanhas são:

1- Campanha da aplicação e ampliação da legislação ambiental na cidade;
2- Campanha pelo fim dos Pinduricalhos nas árvores do passeio Público;
3- Campanha de paisagismo, que questionou projetos de paisagismo destruidores da qualidade do meio ambiente urbano e ancorados na idéia do poder do Homem sobre a Natureza, sendo esta, um mero objeto condenado ao seu controle.

A entrega do premio será no dia 13 de novembro as 14:30 horas no Museu da Bacia do Paraná – Universidade Estadual de Maringá. Localizado na Avenida Colombo 5.790 e será realizado de forma concomitante com a abertura da exposição do Concurso Fotográfico Árvores do Passeio Público.

©® JUGV FACTORAMA 2006

Ação Integrada de Fiscalização

domingo, novembro 12, 2006 1:22:00 PM

Nesta semana que passou mais uma AIFO, Ação Integrada de Fiscalização Ostensiva, composta por forças municipais e estaduais de justiça, fiscal e de repressão, foi realizada nesta cidade. Essa é uma boa iniciativa, embora apenas 6 estabelecimentos foram visitados e vários veículos multados. Mas é pouco, ainda.

Aqui vai uma dica de local para ser fiscalizado:

Em frente ao Clube Atlântico, situado na Av. Bento Munhoz da Rocha Neto, próximo da esquina com Pedro Taques, nas noites de quinta, sexta e, principalmente aos sábados das 24:00 às 5:00 horas é insuportável o barulho e o incômodo gerado pelas pessoas que se aglomeram em frente ao clube, as discussões e brigas, quebra de garrafas, e, principalmente acelerações de veículos parados, freadas e arrancadas inúteis. É absolutamente impossível descansar e dormir nestas noites, como foi o caso de ontem, dia 11/11/2006, reclamam os moradores das imediações do clube.

Segundo informes informais dos moradores, o som de festa de dentro do Clube Atlântico não causa nenhum incômodo, o problema é gerado pelo povo e seus veículos que se aglomeram em frente ao clube, poluindo o ambiente e deixam a área muito perigosa e ruidosa. Dizem que recentemente até um crime, vitimando fatalmente uma pessoa ocorreu alI. Seria este um costume paulista também?

Maringá parece gostar muito do São Paulo ou não tem identidade?

1:11:00 PM

Fábio Linjardi escreveu neste blog sobre afirmação de Juca Kfouri: "Maringá parece gostar muito do São Paulo". "O jornalista esportivo Juca Kfouri escreveu em seu blog que ouviu rojões em Maringá após os gols do São Paulo, na quinta-feira. Ele esteve na cidade para uma palestra".

Não é uma questão de gostar de São Paulo, é um elemento cultural: Maringá ainda não possui identidade própria, assim como o Paraná, ainda busca a sua.
Observe que até os times de futebol mais amados aqui em Maringá são de São Paulo: São Paulo, Corinthians, Santos, Palmeiras, como se no Paraná não existisse nenhum clube de futebol, inclusive de destaque.

Contraditoriamente, meus caros, os apresentadores de esporte na RPC, estão tão desesperados por valorizarem o que é do Paraná que anunciam, sistematicamente, que o "PARANENSE tal foi medalha de ouro” não sei onde, que o "PARANAENSE fulano foi campeão” disso ou daquilo, e nunca dizem que foi um brasileiro.

Vejam, as crianças sonham em ir para São Paulo como se Maringá fosse uma cidade nordestina, o sotaque carrega no "R" como os caipiras paulistas do interior, os alqueires que são chamados aqui em Maringá de alqueires paulistas, absolutamente fora do Sistema Internacional de Pesos e Medidas (recomendo ler: Inmetro).

Comer pastel na Feira – que já me acostumei - como os paulistas, tudo vinculado à São Paulo.

Em outras palavras, para muita coisa Maringá ainda é o quintal de São Paulo. Isso precisa acabar, mas como tudo que envolve a Cultura, é lento.

E eu é que sou considerado estrangeiro porque sou Gaúcho...
___________________________
Em tempo:

Um amigo me chamou a atenção, corretamente, para um fato importante: a identidade de Maringá existe e é com São Paulo. É fato, inclusive válido para o norte e oeste do Paraná em função da colonização e produção do Café vindo do norte via São Paulo. Também é verdade que a influência inglesa aqui é forte também pelo processo de colonização via empresas Inglesas que constituíram muitas cidades da região.

Então, a identidade existente é com São Paulo, como ao Sul do Paraná é marcante a influência do povo gaúcho. Estes elementos são algumas marcas históricas que interferem na cultura em formação.

Entretanto, o que não é aceitável é a conformidade de não buscar a construção cultural com os elementos existentes aqui. Uma ação efetiva, desde o processo educativo na tenra idade até os veículos de comunicação (como faz o Programa Camisa 12 da RPC de forma meio atabalhoada), sem desconsiderar e nem desqualificar o que é de fora (como é feito aqui se não for de São Paulo), mas aproveitar o externo para constituir a diferença e a identidade própria do Paraná.

É isso que precisa acontecer, do contrário o Rio Grande do Sul estaria falando o espanhol até hoje.

Muita coisa interessante...

sábado, novembro 11, 2006 2:59:00 PM

Nessas férias (as quais, diga-se de passagem, já estão acabando) tive a oportunidade de visitar importantes cidades brasileiras: Florianópolis, Itapema, Curitiba, São Paulo, Santos, Búzios, Porto Seguro, Rio de Janeiro, Ribeirão Preto, São José do Rio Pardo e agora, estou em Brasília.

Chegando no QG (Foz do Iguaçu) vou separar algumas fotos e considerações para compartilhar com os leitores do Factorama. Foi (e está sendo) divertido... Por enquanto, continuo observando (e curtindo o restinho do descanso).

A primera e óbvia conclusão: O Brasil é, realmente, lindo!

Juca Kfouri: "Maringá parece gostar muito do São Paulo"

12:07:00 PM

O jornalista esportivo Juca Kfouri escreveu em seu blog que ouviu rojões em Maringá após os gols do São Paulo, na quinta-feira. Ele esteve na cidade para uma palestra.

Leia o trecho que Juca escreveu sobre a cidade:

É tetra!!!!
Rojões espoucam em Maringá.
Mineiro tinha acabado de furar um voleio, que seria um gol maravilhoso, mas que significou um passe para Souza marcar o segundo gol tricolor no Morumbi.
Maringá, cidade paranaense, parece gostar muito do São Paulo.
São Paulo que teve a sorte de abrir o placar no último minuto do primeiro tempo, com Leandro, coisa que não vi, porque em meio a uma palestra na chamada "Cidade Canção".

Primeiro lugar no concurso de fotografias: Árvores do Passeio Público de Maringá

9:32:00 AM

1lugarinternet

Autor: Christian Fausto Moraes dos Santos

Concurso Fotográfico: Árvores do Passeio Público de Maringá.

9:25:00 AM

Nesta segunda-feira, ás 14:00 horas, o Observatório Ambiental, sob a coordenação do professor Dr. Jorge Villalobos, entregará os certificados referentes ao resultado do concurso de fotografias “Árvores do Passeio Público de Maringá”. O Local da premiação será o Museu da Bacia do Paraná, localizado na Avenida Colombo 5790, ao lado da reitoria da UEM. Nesse mesmo horário será aberta ao público a exposição dos trabalhos fotográficos relacionados com o tema do Concurso.

Suspensão da licitação que terceiriza o lixo

sexta-feira, novembro 10, 2006 7:15:00 PM

Três vereadores protocolaram, hoje, no gabinete do prefeito, um pedido de suspensão do processo licitatório que prevê a contratação de empresa privada para assumir 50% da coleta de lixo da cidade. O pedido, assinado por Humberto Henrique, Mário Verri - ambos do PT - e Valter Viana, do PHS, defende a necessidade de se fazer um debate mais profundo sobre o assunto: a viabilidade do projeto de terceirização; a revisão dos valores, considerados altos e que é dinheiro público. Segundo o vereador Humberto Henrique o assunto não foi discutido nem com a Câmara de Vereadores. O conhecimento do caso veio em setembro, pelo trabalho de sua assessoria que acompanha os editais de licitação. O serviço solicitado - execução de serviços de engenharia sanitária e limpeza urbana - chamou a atenção e seu gabinete encaminhou requerimento, ao prefeito, pedindo informações sobre o edital - disse o vereador. Os envelopes da licitação deverão ser abertos dia 16 próximo. Ou não, caso o prefeito considere o ofício pedindo a suspensão do processo para um debate amplo do tema. O site do vereador trás informações sobre este processo.

Cecília Fraga põe a boca no trombone

11:22:00 AM

A jornalista Cecília Fraga está reunida com a imprensa portuguesa para falar sobre todos os erros do projeto de repovoamento de Vila de Rei, em Portugal. Ela era assessora de imprensa do prefeito Silvio Barros e deixou o emprego em Maringá para embarcar no projeto, que parecia uma ótima oportunidade. As declarações devem causar mal-estar político nas prefeituras de lá e aqui.

A entrevista de Cecília é destaque na imprensa portuguesa.

Propaganda do Galo Maringá

10:53:00 AM

Um vídeo para estimular o torcedor do Galo Maringá a adquirir o cartão VIP está na internet. A criação é da agência Jump e a produção da Jacques Vídeo.

Juca Kfouri diz em Maringá que odiou como a seleção perdeu

10:46:00 AM

O jornalista esportivo Juca Kfouri deu palestra ontem no Teatro Marista de Maringá. Perguntado sobre a derrota do Brasil na Copa, ele respondeu: - Aquilo é uma constelação de popstars. O vídeo com trecho da resposta está no YouTube.

Adolescente sacaneia McDonald's de Maringá

10:37:00 AM

Um carinha entra com os amigos no McDonald's da avenida Tiradentes e pergunta para a atendente: - Onde tem um lugar decente para comer por aqui? A moça responde. O vídeo está no YouTube.

Maringaenses convocam coletiva para detonar Vila de Rei

quinta-feira, novembro 09, 2006 9:28:00 PM

Uma das famílias de maringaenses que imigraram para Portugal, através do projeto de repovoamento de Vila de Rei, agendou uma entrevista coletiva para amanhã. A família ainda está em Portugal e chamou a imprensa para, certamente, meter a boca no projeto realizado entre a prefeitura de Vila de Rei e o Provopar de Maringá.

A entrevista deve gerar desgaste político lá e aqui. O Provopar é presidido por Luiza Pupin, esposa do vice-prefeito de Maringá.

Em maio deste ano 15 maringaenses mudaram para Vila de Rei, com a promessa de casa, comida e emprego. Quando chegaram descobriram que a realidade era diferente do que havia sido falado.

A notícia está no site do jornal Portugal Diário. Leia.

Lanchinho

8:57:00 PM

Funcionária de lanchonete instalada em um shoppping de Maringá prepara sanduíche com 30 centímetros de comprimento.

Senna imbatível!

4:24:00 PM


O site esportivo www.gazzetta.it (maior cotidiano esportivo da Itália) fez uma enquete para saber qual foi o piloto de F-1 que mais emocionou em toda história, nem mesmo o passado recente de Schumi fez os Italianos esquecerem o grande mestre! A lista conta ainda com Gilles Villeneuve 3º, Nigel Mansell e Alain Prost, 4º e 5º colocados na pesquisa.

Detalhe: 43894 pessoas já votaram na enquete.

Segue link da enquete para que possamos dar ainda mais vantagem ao nosso "Campeão"
http://www.gazzetta.it/appsSondaggi/pages/gazzetta/d_296.jsp

Corrigindo... "Pão com Circo"

1:54:00 PM

Recentemente publiquei no blog Política no Cotidiano (Um blog sobre a cultura política a partir do cotidiano.) em 30 de Outubro de 2006, sob o título “Pão e o Circo" uma crítica sobre os possíveis R$ 40.000,00 retirados do orçamento do município de Maringá e repassados para a Associação de Servidores Municipais.
No entanto, recebi ontem informação do Gabinete do Vereador Humberto Henrique (PT) de que a transferência de recursos não foi realizada pela Administração Municipal. Isto significa que o Pão com Carne Moída foi ás expensas da Associação, então o Prefeito não errou.

Depoimento de final de noite

11:39:00 AM

Uma mulher de Maringá relata como é o efeito do álcool, em um vídeo gravado às 4 horas da manhã em um bar da cidade.

A vídeo está no YouTube. Confira aqui.

Mais uma do timão

11:28:00 AM

Para alegria dos corintianos e tristeza do resto, o timão ganhou de virada ontem do Atlético Paranaense. Assisti o jogo no telão do Pilekinho, ao lado da UEM, que tinha mais bambis e porcada do que corintianos, para variar.

A torcida adversária foi ao delírio com o gol do Atlético. E ouviu um monte de verdades na virada. Não teve preço ver a cara do povo. A foto mostra uma mesa de são-paulinos, que estavam cornetando na minha frente.

Blog do Verde

11:26:00 AM

O jornalista Verdelírio Barbosa, dono do Jornal do Povo, também está com um blog.
O endereço é http://colunadoverde.blogspot.com

MP3 no porta-luvas

quarta-feira, novembro 08, 2006 8:58:00 PM

Uma colega de Redação não quis saber de arriscar ter o toca-MP3 afanado por marginais.
Mandou instalar o aparelho no porta-luvas do carro, o que é uma tendência.

Ver para crer!

2:15:00 PM


Vejam o que aconteceu em uma boate aqui de Maringá! Com "cerveja" (ops!) com certeza esse ai tava chapadim ..

Faça a sua escolha!

1:53:00 PM


Na próxima semana o que não vai faltar em Maringá é opção para se divertir, além de todas as baladas que estarão de portas abertas para o público na véspera do feriado vamos ter também shows de artistas consagrados como é o caso dos "Paralamas do Sucesso" e da tão esperada dupla sertaneja "César Menotti & Fabiano" e também do solista "Leoni" que toca no Teatro Marista!!!

Faça a sua escolha e bom divertimento!

Estudante urina pela janela de ônibus em Maringá

9:15:00 AM

Um estudante de Goioerê urinou pela janela do ônibus em Maringá, incentivado pelos colegas. A cena foi filmada e publicada no YouTube. Não é o primeiro vídeo desses divulgado na web. Há três meses, o mesmo autor do filme havia publicado outro vídeo, que mostra o colega urinando em maringaenses que estavam em um ponto de ônibus.

Carinha beija Lacraia em Maringá

9:00:00 AM

Na semana passada os funkeiros MC Serginho e Lacraia fizeram show na boate Velvet de Maringá, durante festa dos Jogos Jurídicos Nacionais. Na hora que o Mc Serginho anunciou que pagaria para quem desse um beijo no dançarino Lacraia, um cara pulou no palco e beijou por mais de um minuto na boca. O vídeo está no YouTube.

Maringaense fatura vendendo pastel em Bauru

8:52:00 AM

Uma maringaense está faturando com a venda de pastéis em uma feira de exposições de Bauru (SP). Cada pastel está sendo vendido a R$ 2,00. No último sábado foram vendidos 500 pastéis. Imaginem quando os maringaenses resolverem exportar o cachorro-quente.

Leia a notícia aqui.

Bala doce termina em 15 condenações

8:29:00 AM

A Justiça Federal condenou 15 dos 18 acusados na Operação Bala Doce, que prendeu uma galera em maio. A idade da moçada varia de 20 a 27 anos e a maioria é da classe média maringaense. A turma foi condenada por tráfico de drogas. Ecstasy e LSD eram comercializados pelos suspeitos em festas rave da cidade.

Mais informações aqui.

Net infernal, cheia de picaretas

terça-feira, novembro 07, 2006 11:41:00 PM

Os crimes virtuais prosperam. Basta um descuido e a merda ta feita. Vejam essa: procurei no Google uma lista de hotéis em Campinas. Encontrei um site que tinha todos, em ordem alfabética. Achei um com preços que convinham ao bolso de um amigo, que está embarcando pra la no próximo sábado. Fiz a reserva há uma semana. Nestes dias todos, vem e-mail de lá. Cada dia com teor diferente, pedindo isso, aquilo, enrolando...e nada de reserva confirmada. Interessante é que eles mostram o que seria um site do tal hotel. No entanto, não havia telefone para contato. Ontem, contudo, chegou outro email, desta vez pedindo número de cartão de crédito e outros dados, com o lembrete de que as exigências referiam-se apenas à garantia de reserva. Desconfiado (e já estava desde o início), voltei ao Google e digitei o nome do hotel. Encontrei o site correto, onde havia todas as informações contidas no outro, o "pirata", inclusive com as mesmas fotos de fachada, acomodações etc. Tudo, até o telefone, que o outro site omitia. Passei a mão no bicho e liguei pra lá, procurando pelo gerente que assinava os emails, um tal Reinaldo. Ele existia, de fato, mas caiu de quatro quando contei o ocorrido. Não havia reservas no nome do meu amigo, o estabelecimento não pede dados de cartões de crédito, desconhecia o nome da empresa que vinha "prestando" serviços pra eles etc. Rapidinho, ficou evidente que o outro site é falso. Enviei todas as cópias dos emails que recebi para o hotel e eles finalmente fizeram a reserva e iriam atrás da polícia para descobrir os impostores. É mole pro gato?

Paisagismo do fundo do baul...

5:58:00 PM

Em 23 de dezembro 1870, na vila de Santa Quitéria, foi promulgada a Resolução nº 1387, que no seu artigo 8 diz que “ A câmara permitirá aos moradores da praça da matriz plantio de árvores frondosas e apropriadas ao seu embelezamento, guardando a conveniente symétrica”

©® JUGV FACTORAMA 2006

Mais do mesmo (terceirização)

1:16:00 PM

Depois da pausa justificada pelas eleições, volta-se ao tema que direcionou debates políticos em Maringá: terceirização, privatização... publiscização. Porém, a pausa parece ter sido somente para os debates públicos porque o prefeito parece ter continuado com o processo. Está aberto o edital de concorrência que prevê a contratação de empresas privadas para realizar a coleta do lixo no período de 1 ano com possibilidade de prorrogação do prazo. O vereador Humberto Henrique tem requerido informações sobre o processo licitatório. Isso é a efetivação de uma postura do prefeito SBII em terceirizar serviços públicos. Entra ainda na lista áreas da saúde pública e merenda escolar. A iniciativa não parece trazer muitos benefícios ao funcionalismo público. Trabalhadores de carreira não poderão ser demitidos (a folha de pagamento não ficará mais "enxuta"), mas remanejados. Para onde irão?

E o parabéns?

9:18:00 AM

O amigo jornalista Ângelo Rigon fica mais experiente hoje. Em homenagem a data, reproduzimos a letra da música do Parabéns Crioulo, de Dimas Costa:

Parabéns! Parabéns!
Saúde! Felicidade!
Que tu colhas sempre todo dia,
Paz e Alegria, na lavoura
Da Amizade!

Que Deus Velho te conceda
Com muita benevolência
Muitas e muitas campereadas
Na invernada da existência

Parabéns! Parabéns!
Saúde! Felicidade!
Que tu colhas sempre todo dia,
Paz e Alegria, na lavoura
Da Amizade!

Unidos no mesmo afeto
Te abraçamos neste dia
E pra que siga a festa
Repetimos com alegria.

Parabéns! Parabéns!
Saúde! Felicidade!
Que tu colhas sempre todo dia,
Paz e Alegria, na lavoura
Da Amizade!

Previsão do tempo

8:50:00 AM

Vento moderado. Sacos de lixos e folhas poderão voar no meio de avenidas a qualquer momento, a exemplo do que aconteceu ontem na Região Norte.
Também pode ocorrer quedas de árvores ocasionadas pela influência de motosserras.
E as chuvas intensas nos últimos anos ocasionaram buracos em várias ruas da cidade.

Comentário iluminado

7:50:00 AM

No texto publicado no Factorana no dia 5 de novembro, O paisagismo de Maringá no qual se afirma que "se debatermos com seriedade os principais projetos de paisagismo que estão sendo implantados em Maringá, podemos constatar, sem qualquer dúvida, que a idéia do poder do Homem sobre a Natureza é predominante, sendo esta, um mero objeto condenado ao controle. "Dentro desse contexto o leitor Sr. Mano fez o seguinte comentário:
"o prefeito tinha que usar um terno igual do cantor falcão, com akelas luizinhas piscano".
Assim, e seguindo a caracteristica democrática deste veículo, um dos nossos leitores aceitou o desfio, e o produto final pode ser conferido no site do jornalista Ângelo Rigon

Motoristas não usam seta

segunda-feira, novembro 06, 2006 10:59:00 PM

O cartunista Lukas foi tomar uma gelada e aproveitou para contar quantos carros saíam de uma rotatória sem dar seta. É notório que o motorista maringaense não é chegado em cumprir essa regra. Confira.

Longe de ser atualizado

9:05:00 PM

Uma metalúrgica da avenida Pedro Taques pintou na parede uma bandeira do Brasil, em referência à seleção e o escudo do Galo Maringá, com as datas das conquistas de cada equipe.

Pelo visto vai demorar para novas datas serem preenchidas.

As árvores boazinhas de Maringá

8:14:00 PM

pregos e X
Árvore boazinha é árvore derrubada;
Árvore boazinha é árvore na caldeira;
Árvore boazinha não deixa cair suas folhas na calçada;
Árvore boazinha não reclama de ter seu caule cimentado;
Árvore boazinha trabalha junto nas vendas de natal e assegura mangueiras;
Árvore boazinha não reclama das injurias das podas;
Árvore boazinha vira lenha na fogueira e cobre a conta do IA.
Essa é que são as árvores boazinhas de Maringá!!!

©® JUGV FACTORAMA 2006

Cena do Horário de Verão, parte 2

7:58:00 PM

Cruzamento entre as avenidas Colombo e São Paulo, Zona 7, às 19h20. É noite só no relógio.


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google