Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

Lula dá reajuste a servidores

sexta-feira, junho 30, 2006 11:35:00 PM

O governo decidiu não apenas contrariar o entendimento do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, para o qual estão vedados reajustes salariais para o funcionalismo até as eleições, mas também expandir os benefícios aos servidores para além das previsões iniciais e do total fixado no Orçamento...

Em declarações reservadas, autoridades do governo acreditam que a candidatura de Lula não será prejudicada pelo pacote, apesar de o presidente do TSE, Marco Aurélio de Mello, ter afirmado que os reajustes contrariam a Lei Eleitoral, de 1997.


Leia mais.

A Copa é uma beleza!

7:13:00 PM

col-sexy09 Abrem-se as cortinas...

e começa mais uma rodada da Copa Sexy:

Estados Unidos, Itália,
Argentina e Suiça.

Justiça nega prisão de grevistas

7:07:00 PM

O juiz Cláudio dos Santos, da 1ª Vara Criminal de Maringá, acatou o parecer da promotora Arisângela Cristina da Silva e indeferiu hoje o pedido de prisão temporária de 12 grevistas, solicitado pelo delegado-chefe da 9ª Subdivisão de Polícia Civil, Antonio Brandao Neto.

A Secretaria de Serviços Públicos (SMSP) anunciou hoje que 20 veículos tiveram os pneus murchos ou furados. Leia mais aqui.

Adiós amigos !!

4:11:00 PM

História da imprensa de Maringá

1:02:00 PM

Interessante texto escrito por leitor nos comentários, mas pena que foi anônimo:

"O primeiro jornal de Maringá, que me lembro foi a Tribuna de Maringá, que ficava na Santos Dumont, na quadra entre a Basílio Saultchuk e a Avenida Paraná. Era uma casa de madeira. E o jornal saia do jeito que dava. É possível que antes desse, tivesse outro. Mas este foi o primeiro periódico que eu conheci com cara de jornal.
Depois vieram outros dois: O Jornal de Maringá e a Folha do Norte do Paraná. O Jornal foi o primeiro jornal que teve uma sede construída especialmente para este fim - com espaço na parte inferior para as máquinas e na parte superior para a redação. Este jornal era do Ardinal Ribas, dono da companhia telefônica e um cara muito rico. E ficava na Néo Alves Martins, quase esquina com a rua Piratininga. Depois o Verdelírio Barbosa ficou com o jornal, começo dos anos 70. E o vendeu para o Wilson Caetano, nos anos 80.

Outro jornal dos anos 60 foi a Folha do Norte do Paraná, este sim, jornal do bispo. Que ficava na Néo Martins, entre a Getulio Vargas e a Duque de Caxias. E nos tempos auréos chegava até as barrancas do rio Paraná e foi talvez o jornal de maior prestígio na cidade levando-se em conta a época, tiragem, área de abrangência, etc. Acabou no começo dos anos 70.
Que foi quando surgiu o Diário (DNP) fundado pelo Joaquim Dutra, que vendeu os equipamentos para o Scanagata, de Cascavel. O Frank, um tal de Enésio Tristão e um tal e Vinheski pegaram o jornal e tocaram em frente com uma máquina menos potente e máquinas rusticas de composição chamadas "composers". O Frank ainda teve como sócios o Edson Coelho e o Ramires Pozza antes de se tornar dono único do veículo.

Nos anos 80, surgiu na cidade outro jornal, chamado Folha de Maringá, que ficava exatamente no prédio que hoje é de O Diário. Que antes de ser da Folha de Maringá era uma serralheria. O dono deste jornal era o Wilson Caetano, que também comprou o O Jornal do Verdelírio.
Depois disto surgiram O Jornal do Povo, do Verdelírio e o Hoje."

Sexta-feira Sexy

12:46:00 PM

Nova_mente!!!

11:34:00 AM


Desta vez é um ato contínuo, repetido outras vezes. Tanto o uso de faixas no canteiro central quanto o uso da árvore do passeio público para fixar propaganda. A imagem da fotografia fala do descumprimento da lei nº4780/98, que dispõe sobre a ordenação dos elementos presentes no paisagismo do Município, bem como incorre em crime ambiental. Assim, a poluição e o uso das árvores para pendurar cartazes, placas, faixas e outros tipos de “informações ao cliente” é resultado de uma ação consciente e não somente de uma falta de ação governamental.
Continua a ser vergonhoso, como a lei que trata de forma direta da qualidade de vida da nossa cidade é desconhecida de muitos. E ainda é preocupante, que a loja que se utiliza dessa estratégia, já tenha tomando conhecimento, através da imprensa da irregularidade e continua a praticá-la.
Essa atitude é prejudicial e danosa ao Estado de Direito e ao Meio Ambiente. Talvez tenha que ser enquadrada naquele velho ditado: “Aos amigos do Homem, a lei quando conveniente. E os outros, que fiquem ligando ao 0800... “.

©® JUGV FACTORAMA 2006

Marly pede afastamento de John

9:57:00 AM

A vereadora Marly Martin (PFL) pediu ontem o afastamento do presidente da Câmara de Vereadores, John Alves (PMDB). O motivo é a não abertura da CPI sobre os laptops. A compra dos equipamentos foi apontada em investigação do Ministério Público como tendo índicios de superfaturamento. Mesmo com ordem judicial, John Alves não iniciou os procedimentos.

Diferenças entre servidores grevistas e sem-terra

9:03:00 AM

pm-castilho A Polícia Militar agiu com mais rigor na reintegração de posse contra os servidores maringaenses que nas contra os sem-terra.

Em maio de 2004, uma operação comandada pelo Major Castilho - o mesmo que comandou a reintegração de posse na prefeitura maringaense - tentou retirar sem-terra na Fazenda da Barra, na região de Colorado (PR). Após horas de conversas, os sem-terra não saíram e não houve uso de força policial como em Maringá.

“Recebemos a orientação do Comando de Policiamento do Interior para evitar a reintegração de posse. Não queremos forçar nada”, afirmou. A assessoria de Comunicação da Secretaria de Segurança Pública reforça a postura. “O governo vai esgotar todas as negociações pacíficas”. (fala de Castilho na época)
A Secretaria de Segurança, por sua vez, pretende esgotar as negociações e não tem previsão de usar força policial para liberar o local.


No mesmo dia, o Major Castilho comandou uma outra reintegração de posse, desta vez na Fazenda Altamira, em Santa Inês, onde foram retiradas pacificamente (foto acima) 48 pessoas, nove veículos e cerca de 200 animais, após horas de negociações.

Em abril deste ano, uma nova operação policial realizada na Fazenda Santa Terezinha, região de Paranapoema, levou nove horas de negociações e os sem-terra saíram sem ação física dos policiais. A operação foi comandada pelo Major César Kogut, com 1,5 mil policiais.

A ação de ontem em Maringá contou com aproximadamente 230 policiais. Alguns grevistas foram puxados pelas roupas, arrastados e carregados e encaminhados para a delegacia em cerca de 20 minutos.

Banda 1 e Master FM

8:44:00 AM

A Rádio 1090 AM de Sarandi, de propriedade do deputado federal Odílio Balbinotti mudou de nome recentemente. A emissora leva agora o nome de Rádio Banda 1.
Já a emissora 107.3 FM de Barbosa Ferraz, que também pertence ao deputado, passa a se chamar Rádio Master FM.

Separados na maternidade

8:07:00 AM

mater-woody-cambiasso

O ator americano Woody Harrelson (de "Larry Flint") e o jogador argentino, Esteban Cambiasso.

Gaviâo-Carijó

8:00:00 AM

A espécie que aparece na fotografia é um Buteo (Rupornis) magnirostris. Esta ave é conhecida popularmente como Gavião-carijó ou Gavião-indaié. Segundo Frisch (2005), ela está classificada na ordem dos Ciconiiformes e na família da Accipitridae. Este gavião é o mais abundante do Brasil e se alimenta de lagartixas, insetos, cobras e pássaros tais como pombas rolas e pardais. Hoje é comum observa-la na cidade, principalmente nas áreas mais arborizadas.
Existem relatos da sua presença na Rua Santos Dumont, altura do número 2.300; nas proximidades do Tiro de Guerra e nas imediações do Horto Florestal.
A fotografia foi realizada na rua Das Azaléiais, próximo do Horto Florestal, no dia 26 de junho.

©® JUGV FACTORAMA 2006

Dois tapas

1:15:00 AM

Tapa 1 - Em declarações, ontem, na Alemanha, Pelé disse que o Brasil vai tropeçar na França e voltar pra casa. Embora o resultado do jogo não me tire o sono, pesa contra o Edson a fama de péssimo palpiteiro. Então, é esperar pra ver se as profecias do Nascimento se materializam em campo. Cá pra nós, acho que Pelé pretendeu mesmo é insuflar os brios do time de Parreira. Desceu o pau pra ver se a Seleção prova o contrário e despacha os franceses pra um show antecipado no Moulin Rouge (é assim que se escreve?);


Tapa 2 - Sugeri ao pauteiro de "O Diário" uma matéria comparativa, sobre os custos totais de implantação da Penitenciária de Segurança Máxima de Catanduvas, inaugurada dias desses, e uma escola, por exemplo. Não creio que tenha conseguido sensibiliar o Tele sobre a oportunidade dessa análise, mas ando puto da vida com essa questão. Para a penitenciária foram despejados dezenas de milhões de reais, incluindo a construção, os equipamentos de vigilância, os funcionários qualificados, a presença próxima de uma Delegacia da Polícia Federal e toda uma estrutura que deve ter custado os olhos da cara. A penitenciária vai abrigar acho que duas centenas de presos de alta periculosidade, bandidões experientes, chefes do PCC, do Comando Vermelho. Gente que, até segunda avaliação, não tem recuperação. Trancar na cadeia, como vemos, continua sendo ação mais bem vista do que educar desde o berço, dar emprego e dignidade para evitar que os brasileiros cruzem os portões dessas instituições.

Políticos prestam homenagens a Dias

quinta-feira, junho 29, 2006 9:44:00 PM

osmar-dias02 O senador Osmar Dias (à esquerda) recebe as condolências de Marino Gonçalves e Ênio Verri durante velório de Silvino Fernandes Dias hoje em Maringá.

Também estiveram no velório o vice-prefeito de Maringá, Roberto Pupin, entre outros políticos da região. O vereador e amigo da família Dias, Walter Guerlles, lamentou a morte do pioneiro Silvino e lembrou do título de Ciadadão Honorário concedido ao patriarca dos Dias pela Cãmara de Vereadores de Maringá.

Foto: Andye Iore

Mercado

7:52:00 PM

• o jornalista Fábio Linjardi saiu do Hoje para O Diário e Marcos Zanata fez o caminho inverso. Zanata estréia no jornal Hoje na próxima segunda-feira.

• O site do Sindijor informa que a Clipping Express, de Curitiba, está com oferta de oportunidade profissional para jornalista, preferencialmente recém-formado em trabalho de clipping e análise e distribuição de notícias. São requisitos experiência em Jornalismo diário, excelente português e redação e postura profissional. Outras informações e envio de currículo pelo e-mail cristiane.lebelem@clippingexpress.com.br

A greve em imagens

7:44:00 PM

Os servidores em greve acompanharam hoje mais uma sessão na Câmara de Vereadores de Maringá. O plenário ficou lotado. Antes da sessão ser aberta pelo presidente John Alves (PMDB), a presidente do Sismmar, Ana Pagamunici, fez um discurso inflamado criticando a ação policial na madrugada de hoje contra os grevistas durante a reintegração de posse no Paço Municipal.

greve-camara15

Duas mulheres seguravam um cartaz com mensagens dos dois lados, fazendo referências ao cumprimento de decisão judicial também em outros setores da cidade e não só contra os grevistas.

greve-camara14

O trabalho foi retomado no Paço Municipal hoje com acompanhamento da Polícia Militar. A juíza da 3ª Vara Cível, Carmen Lúcia Rodrigues, classificou como legítimo o desconto de 16 dias na folha de pagamento dos servidores em greve.

Fotos: Andye Iore

Brincadeira sinistra...

7:11:00 PM

Um garoto de 12 anos morreu hoje no parque de diversão da Disney-MGM Studios, em Orlando, na Florida; após “brincar” na principal atração do parque: a montanha russa “Rock ’N’ Roller Coaster”.

O “brinquedo” atinge, no escuro, altíssimas velocidades.

No final do trajeto da montanha russa, enquanto todos saíam do carrinho, o menino ficou absolutamente imóvel. A cena foi chocante! A criança foi imediatamente levada ao Celebration Hospital, mas foi tarde demais. A “diversão” foi imediatamente fechada, apesar de – a principio – não ter sido constatado qualquer tipo de “anomalia” no entretenimento.

Trata-se da terceira morte ocorrida no parque esse ano. As outras duas mortes ocorreram no “Mission: Space” no Epcot Center.

Descontentes...

2:26:00 PM

Celso Amorim (Ministro das Relações Exteriores) tinha uma visita ao Paraguai agendada há tempos. Alegando “agenda apertada” o ministério brasileiro cancelou o encontro. A frustração paraguaia foi grande. Uma negativa de compromissos parece uma coisa simples, mas – especialmente nesse caso – não é.

Faltam menos de trinta dias para a Argentina “passar o bastão” para o Brasil no comando do MERCOSUL. O bloco está à beira de um ataque de nervos, sendo o Paraguai e o Uruguai os mais descontentes (tão descontentes que ameaçam romper a parceria). Ambos não escondem mais o relacionamento bilateral e independente com os Yankees.

Na verdade o Paraguai quer:
1) Renegociar as contas da Itaipu Binacional; uma vez que – segundo eles – os índices para atualização da dívida da usina são abusivos (a qual alcança, hoje, 19 bilhões de Dólares).
2) A elevação da cota de isenção de impostos para compras em Ciudad del Este, de USD 300 para USD 1.000.

Os temas são espinhosos, é certo; todavia, eles não são novos, ao contrário, estão em pauta há anos. De qualquer forma a eleição presidencial se aproxima e assuntos relacionados à política internacional brasileira virão à tona. Como está, não pode ficar.

Festa de aniversário

1:17:00 PM

O jornal O Diário do Norte do Paraná completa hoje 32 anos. O jornal foi criado em 29 de junho de 1974 e passa hoje por uma transição, tendo reformado a estrutura da redação e o planejamento gráfico, além de investir na contratação de novos profissionais, inclusive ampliando a cobertura regional.

Nostalgia na tela

11:22:00 AM

Estréia amanhã no Brasil a animação “Carros” (à direita na imagem abaixo), da Pixar/Disney. O filme custou US$ 70 milhões e estava em primeiro lugar nas bilheterias americanas na semana passada, tendo já arrecadado US$ 156 milhões em duas semanas de exibição.

Os mais saudosistas lembrarão da série televisiva “Carangos & Motocas” (“Wheelie and The Chopper Bunch”, à esquerda na imagem abaixo), produzida pela Hanna-Barbera e exibida na televisão entre 1974 a 1975, em 39 episódios.

cars

Ao melhor estilo “nada se cria, tudo se copia”, “Carros” mostra um mundo habitado por veículos falantes envolvidos em aventuras com muita ação, onde o personagem principal é o Lightning McQueen, uma versão tunada do simpático fusquinha Wheelie do seriado televisivo.

Mas, uma das coisas mais bacanas de “Carangos & Motocas” era o motoquinha Confuso que vivia irritando o líder da gang rebelde, o Chapa, com a frase: “Eu te disse! Eu te disse!”, sempre que a gang tinha algum problema.

As consequências da greve

11:01:00 AM

Aproximadamente 15 pessoas que participaram do movimento de greve dos servidores municipais de Maringá devem ter a prisão preventiva temporária ainda hoje. Eles foram identificados através de fotografias em procedmento aberto pelo delegado-chefe da 9ª Subdivisão de Polícia Civil, Antônio Brandão, que improvisou um escritório na Procuradoria Jurídica, no quarto piso do Paço ontem.

O delegado também acompanhou a reitegração de posse no início da madrugada de hoje e todo o procedimento na delegacia para fichar os aproximadamente 40 detidos. Além do registro policial, os servidores grevistas também não receberão a maior parte do salário deste mês e os que forem indicados ainda correm o risco de serem demitidos pela prefeitura. Os que ficarem, ainda podem ser remanejados para outros setores.

Invasão da prefeitura no Paraná TV

6:17:00 AM

O telejornal Paraná TV (Globo) exibiu na noite de ontem reportagem sobre a invasão dos grevistas na prefeitura de Maringá.

Se você não viu, assista aqui.

Nova enquete

3:22:00 AM

Uma nova enquete está no ar, na lateral direita do blog. A pergunta de hoje é: "Cerca de 200 PMs retiraram na noite passada os grevistas que ocupavam a prefeitura. Alguns grevistas alegam que apanharam da polícia. Na sua opinião..."

Resultado da enquete anterior:

Trabalho novo

3:01:00 AM

Começo a trabalhar hoje no jornal O Diário do Norte do Paraná, como repórter. Até ontem desempenhava a mesma função no jornal Hoje, onde trabalhei três anos e quatro meses.

A greve em imagens

2:51:00 AM

Aproximadamente 200 policiais militares cumpriram a reintegração de posse por volta da 0h20 de hoje. Cerca de 40 grevistas foram presos e encaminhados até a delegacia da 9ª Subdivisão de Polícia Civil em um micro-ônibus. O advogado do Sismmar, Avanílson Alves, foi algemado (o único entre os presos) por um policial que não apresentava identificação no uniforme. O clima era de intensa revolta contra o prefeito Silvio Barros (PP). Os grevistas devem ser liberados até o início da manhã.

greve-reintegracao06
Dezenas de policiais cercaram e entraram no Paço Municipal

greve-reintegracao05
Quem não foi preso ficou assustado com a ação da polícia

greve-reintegracao08
Os policiais fecharam a avenida XV de Novembro em dois pontos

greve-reintegracao15
Os servidores grevistas detidos tiveram que esperar no frio até serem chamados

greve-reintegracao20
Os servidores presos foram fichados por desobediência a ordem judicial

greve-reintegracao21
Advogados questionam a ação da polícia, com acusações de lesão corporal

Fotos: Andye Iore

Capas de jornais

quarta-feira, junho 28, 2006 11:59:00 PM

Capas de jornais brasileiros um dia após a vitória sobre Gana. Destaque para a manchete de O Dia, do Rio de Janeiro: Zidane, attends, ce sera bientöt ton tour (Zidane, pode esperar, a tua hora vai jogar).

A greve em imagens

11:07:00 PM

Fotos feitas às 22h40.

greve-reintegracao02
Os grevistas retiraram as cadeiras do Paço e sentaram no chão esperando que a Polícia Militar cumpra a reintegração de posse. Mesmo com o cansaço, eles permanecem conversando e cantando. Alguns servidores se sentiram intimiados e reclamaram ao serem fotografados pela P2.

greve-reintegracao01
Os policiais improvisaram uma base na rampa entre o primeiro e segundo piso do Paço e se movimentam constantemente fazendo pressão psicológica contra os grevistas. O comando retornou para o 4° Batalhão. A tática usada é a mesma que em ações contra os sem-terra.

Fotos: Andye Iore

Afinal, estamos numa democracia

11:01:00 PM

A manifestação dos Servidores Públicos Municipais pode ser considerada um abuso para algumas pessoas. Mas, ninguém está na pele dessas pessoas no dia a dia para saber o que realmente se passa.
Vivemos num país democrático, onde a opinião e a manifestação das pessoas deve ser respeitada. Não podemos deixar voltar ao periodo da ditadura militar e permitir a perseguição de pessoas que buscam garantir melhorias para sua classe. É direito deles lutar, reinvindicar melhores salários. Para quem ganha muito bem, é fácil dizer que não haverá o reajuste pedido. Mas, e o pai de família que tem que sustentar os filhos com menos de 400 reais?
Os Governos investem tanto dinheiro com coisas desnecessárias e o principal vai ficando para trás. Nossos governantes devem acordar e lembrar que não estão num país de primeiro mundo. Os gastos públicos deveriam ser direcionados para garantir uma melhor qualidade de vida da população. O que se vê é que, para nossos governantes, tudo está uma maravilha: a educação, a saúde, as creches, as ruas, tudo isso está em perfeito funcionamento. Ninguém pensa em investir em algo palpável, real para a educação de nossas crianças. É mais fácil utilizar a máscara que a mídia oferece para mostrar que tudo anda bem, tudo está bonito.
Chegou o momento da população mostrar que esse sistema político brasileiro deve ser banido, derrubado, transformado.
A população deve clamar por algo que seja interessante para toda coletividade. Seria mais sensato da parte dos governantes começar a se preocupar um pouco mais com os serviços básicos oferecidos à população e, no caso de Maringá, se preocupar também com os Servidores Públicos Municipais que estão apenas lutando por aquilo que é de direito.
E viva a democracia.

Vai entender

10:17:00 PM

Em abril, escrevi aqui no FACTORAMA sobre os preços dos combustíveis que estavam bem abaixo do normal. Na época o litro que custava mais de R$ 2,60 era comercializado até a R$ 2,39, graças a uma promoção relâmpago dos postos que até hoje ninguém entendeu.
E não é que nos últimos dias o preço da gasolina despencou denovo. O litro da gasolina pode ser encontrado a um preço médio de R$ 2,30 em vários postos da cidade.

A greve em imagens

9:53:00 PM

greve-invasao02
Tinha uma porta de vidro no meio do caminho

greve-invasao14
Os móveis da sala de espera do gabinete ficaram destruídos

greve-invasao08
Aproximadamente 30 policiais ficaram em alerta dentro do Paço

greve-invasao17
Padres celebraram um culto para os grevistas no interior do Paço

greve-invasao16
Os grevistas se acomodaram no térreo do Paço Municipal durante a noite

greve-invasao18
O major Castilho chegou por volta das 20h para avisar sobre a reintegração

Fotos: Andye Iore

A dama e os vira-latas

3:53:00 PM

Antes do jogo, Gana parecia imbatível. "São altos, fortes e velozes", preocupava-se Galvão Bueno, como se estivéssemos disputando a São Silvestre. Falcão: "este time está mal escalado." Pois o Brasil já começou fazendo gol e deixou claro que era fácil bater os "imbatíveis" africanos.

Termina o jogo e Lédio Carmona - que eu pensava ser um cara lúcido - escreve isto em seu blog: "O Brasil venceu mas não jogou absolutamente nada. O placar foi enganador." Mais. "O que mais chamou a minha atenção foi a apatia geral no fim. Torcida fria, vaias mornas e um clima de descontentamento geral. Alguma coisa está fora da ordem." E enquanto escrevo este texto, Casagrande, com sua voz chorosa, enumera os infinitos defeitos da Seleção na TV.

Nossa imprensa exige um futebol que não existe. Se Gana dá três chutes a gol é sinal que nossa defesa é fraca. Se o Brasil não faz um gol por segundo, se não ataca até os 49 minutos do segundo tempo (será que ninguém levantou a possibilidade de que, com o jogo ganho, o time estar se poupando?) é porque o ataque é lento e o meio campo não funciona.

O comportamento é sempre o mesmo: antes do jogo a imprensa passa a sensação de que o Brasil não vai ganhar, durante o jogo não está dando espetáculo e depois, com a vitória garantida, o resultado foi enganador.

Pensei que haviam aprendido a lição em 2002. Antes da Copa o prognóstico de TODA A IMPRENSA era de um fiasco brasileiro. Remontou-se aquela ladainha dos anos 50, ressuscitaram o complexo de vira-latas, começaram a citar a Europa como modelo a ser seguido. O Brasil levou fácil. E depois não sabem porque o índice de confiança na imprensa só faz cair ano após ano.

Os burros não aprendem. Nesta Copa bastou a Argentina golear para esquecerem a Copa América e a Copa das Confederações, nas quais o Brasil ganhou justamente de quem? Da "máquina de jogar futebol", a Argentina.

Pois não é que, "mal-escalado", "sem meio-campo", com uma defesa "fraca", com "alguma coisa fora de ordem", o Brasil foi o time que passou de forma mais tranqüila pelas oitavas, junto com a Alemanha, outra seleção que a imprensa insiste em não reconhecer sua força? Mas isso não basta para a imprensa brasileira, que teima no erro. Boa mesmo, para nossos jornalistas, é a Itália, que ganhou com pênalti duvidoso da Austrália (aquela mesmo que perdeu por 2 a 0 para a gente), é a Argentina, que levou um couro do México.

Todas, repito, todas as apostas da imprensa neste e na maioria dos outros Mundiais têm se mostrado furadas. Fizeram e fazem um papel vergonhoso. Em 98 ninguém soube do problema do Ronaldo. Parecia que estavam na França a passeio. Em 2002 só previram tragédia para uma seleção que repetiu 70 e venceu todos os jogos. Em 2006 deram Ronaldo - artilheiro do Real Madri nesta temporada, mesmo em má fase - como acabado para o futebol. Juca Kfouri, sempre mala, chegou a pedir que Parreira colocasse ele no banco como forma de "preservar a dignidade" do craque.

Não percebem que em nossa seleção, além de ser muito melhor que as outras, tem um técnico campeão que sabe mudar o time quando é necessário. São profissionais que sabem vencer. Ao contrário da nossa imprensa que só faz perder, perder e perder

Cassino em Maringá?

12:53:00 PM

placa-cassino
Placa pendurada na avenida Tuiuti, próximo a rodoviária.

Nova enquete

12:41:00 PM

O Factorama lançou uma nova enquete, disponível na lateral direita do blog. Para evitar excessos, essa nova enquete possui controle de repetição votos por IPs. Com ela, cada IP de computador só pode votar uma vez a cada sete minutos.

A enquete anterior, sobre o prefeito coletando lixo, levou diferentes lados apaixonados pela causa a votarem exaustivamente. Foram mais de 30 mil votos nos últimos dois dias, número bem maior do que a quantidade de acessos ao blog. O avançado de repetição de votos evita esse tipo de sacanagem.

Na procura das Nascentes

12:30:00 PM


No Jardim Novo Horizonte V Parte, a palavra poço foi utilizada como sinônimo de nascente. Sabemos, porém que uma nascente é um local onde aflora naturalmente ou por obra humana, seja de forma permanente ou intermitente, a água subterrânea.
Essa fonte constitui a origem do curso de água, o qual continua a escoar na superfície. Por essa razão, o artigo 95 do Código de Águas, afirma que o ponto de uma nascente é determinado pelo local, sobre a superfície da terra, em que ela começa a correr sobre o solo e não pela veia subterrânea que o alimenta.
Dentro desse contexto, de identificação do recurso natural e da sua preservação, o Código Florestal reconhece que além do local sobre o qual começa a correr a água, existe uma área que necessariamente deve ser protegida a fim de garantir a existência desse recurso. Por essa razão, o Código Florestal diz que independente da sua posição topográfica deve ser agregada á área da nascente um raio de no mínimo 50.00 (cinqüenta) metros de largura, reconhecido como Área de Preservaçõa Permanente.

©® JUGV FACTORAMA 2006

Grevistas não suportam barulho do próprio apitaço

12:16:00 PM

Informações de Andye Iore, direto da prefeitura - Os grevistas desistiram agora há pouco de permacerem apitando dentro da prefeitura. A barulheira foi tanta, que os próprios manifestantes decidiram tomar os apitos das bocas dos colegas. Neste momento cerca de dez policiais militares esntão concentrados na praça Renato Celidônio. Os grevistas permanecem dentro da prefeitura, muitos deles com narizes de palhaço.

Uma porta de vidro foi quebrada durante a "invasão" dos grevistas à prefeitura. A porta fica localizada no 1º andar, entre a assessoria de imprensa e o gabinete do prefeito. Conforme informações do rádio, os grevistas acusam seguranças da prefeitura de terem quebrado a porta. Já a prefeitura alega que foram os grevistas os responsáveis pelo vandalismo.

A democracia é uma farsa

11:47:00 AM

Muito me espanta o prefeito Silvio Barros ir a programas radiofônicos ou televisivos e dizer que há democracia na prefeitura de Maringá. Em março, quando apurava o uso de máquinas públicas em obras particulares, o prefeito se recusou a falar comigo. O fato se repetiu no início da greve dos servidores quando tentei, por dois dias seguidos, falar com o prefeito através de sua assessoria de imprensa e nem resposta tive. E, mais uma vez, no último domingo quando Barros estava coletando lixo na Vila Esperança, conforme mostra o vídeo: "Eu não quero falar Andye, com você muito menos!"



O mais estranho é o prefeito ir ao Programa do Toledo, na rádio Cultura AM, às 6h, e no Jornal da Manhã, na TV Band, às 7h. Como uma disposição de acordar tão cedo para falar com a imprensa não se repete a outros órgãos?

Nas reportagens da cobertura da greve dos servidores há sempre os dois lados e, infelzimente, o prefeito fere os princípios da democracia em se recusar a falar com qualquer veículo ou profissional da imprensa.

• O princípio da liberdade de expressão deve ser protegido pela constituição de uma democracia, impedindo os ramos legislativo e executivo do governo de impor a censura.

• A democracia depende de uma sociedade civil educada e bem informada cujo acesso à informação lhe permite participar tão plenamente quanto possível na vida pública da sua sociedade e criticar funcionários do governo ou políticas insensatas e tirânicas. Os cidadãos e os seus representantes eleitos reconhecem que a democracia depende de acesso mais amplo possível a idéias, dados e opiniões não sujeitos a censura.

Silvio II liga para Requião e pede prisões

11:39:00 AM

O prefeito Silvio Barros II ligou para o governador Roberto Requião na manhã de hoje e pediu a ação da polícia contra a invasão dos grevistas. "A primeria coisa que eu fiz foi ligar para o governador e pedir para que a força policial atuasse", revelou Silvio II, em entrevista ao programa Dia-a-Dia, da Rádio Cultura AM.

"Eu quero a prisão daqueles que comandaram essa invasão. Eles foram filmados, fotografados e não são servidores", garantiu o prefeito. "Eles querem colocar o comando de greve em meu gabinete", avaliou. "O governador ficou injuriado. Ele não aceita esse tipo de atitude e me disse que estava ligando para o comando da polícia, determinando a desobstrução do Paço Municipal".

Anarquia
Ainda em entrevista à rádio, Silvio II disse que o objetivo da greve é anarquizar a cidade. "O propóstido desse movimento é instalar a anarquia. É um desrespeito ao judiciário, ao executivo, legislativo e à população. "Se nós permitirmos que um movimento desse se estabeleça em Maringá, ninguém será respeitado", declarou o prefeito.

Grevistas tentam invadir gabinete do prefeito

11:08:00 AM

Aproximadamente 500 servidores foram até o gabinete do prefeito Silvio Barros II, na prefeitura, para protestar contra os descontos nos salários de quem está em greve. Houve tentativa de invasão do gabinete e a polícia foi chamada. O clima é tenso no local e Silvio II já saiu da prefeitura.

Em entrevista agora há pouco à rádio CBN Maringá, Silvio II disse que já havia sido informado sobre a possibilidade de um "quebra-quebra", promovido pelos grevistas. "Os grevistas já haviam avisado que se tivesse salário atrasado ia ter quebradeira", explicou.

Silvio II também declarou que os "desordeiros" não são bem-vindos na cidade. "Estou sugerindo que nossa sociedade se organize (...), que o desrespeito à ordem não é uma coisa bem-vinda na cidade".

O prefeito aproveitou para conclamar a imprensa e a sociedade contra a greve. "A nossa imprensa não pode estimular um movimento grevista desse tipo. Precisamos que a nossa sociedade se mobilize e não dê cobertura para esse tipo de atitude", declarou.

Separados na maternidade

9:31:00 AM

mater-falcao-lavolpe

O cantor brega Falcão e o técnico da seleção do México de Futebol, Ricardo Lavolpe.

A Copa é uma beleza!

terça-feira, junho 27, 2006 6:35:00 PM

col-sexy08 Abrem-se as cortinas...

e começa mais uma rodada da Copa Sexy:

Alemanha (A), Argentina,
Brasil, Alemanha (B).

Imagem da coleta do Lixo

3:33:00 PM


Enquanto uns coletam o lixo pela imagem na mídia, outros coletam pela saúde da população.
©® JUGV FACTORAMA 2006

Sem acordo entre prefeitura e sindicato

2:31:00 PM

Infelizmente, a greve dos servidores municipais continua e não há acordo entre a prefeitura e o Sismmar. A reunião na manhã de hoje no Fórum durou mais de quatro horas e os impasses continuam. A greve está no 23° dia e é a mais longa na história dos servidores.

Enquanto isso, nos outros canais

1:20:00 PM

O que você não viu enquanto assistia Brasil x Gana (no início do 2º tempo):

SBT: Aqui Agora


Band: Desenho


Record: Desenho


RTV: programa musical da Rede Minas

Jogos de futebol on-line

1:15:00 PM

O site Fliperama colocou nesta época de Copa uma seção especial com joguinhos de futebol on-line. O Factorama bombou os três mais legais. São eles:

Kickoff

Disputa de pênaltis onde você bate e defende. O jogador escolhe qualquer seleção e vai disputando com as outras no estilo mata-mata. São quatro partidas para ser campeão. A final deu Brasil e Alemanha.

Olha o goleirinho alemão de um lado e a bola do outro.



Depois de ganhar a final ainda tem a superfinal. Um disco voador aparece em campo e despacha um alienígena no gol. O capeta defende quase todos os chutes e só manda a bola na gaveta. Mas o Bicho Papão também toma gol (foto).

Clique aqui para jogar.




Cobrança de Faltas

Aqui o jogador tem que revelar seu lado Marcelinho Carioca. O joguinho tem nove fases e o batedor pode errar no máximo dez vezes. A cada nova fase a barreira fica mais difícil de ser superada e o goleirinho vai ficando irritantemente mais esperto.

Para mandar a bola para o fundo das redes o jogador ainda tem que levar em consideração a distância do batedor da falta, o lado e a posição do vento. O final é bastante simples depois de tanto sofrimento. Aparece apenas a frase "You Win!"

Clique aqui para jogar.




Cabeçada

Os cabeças de bagre não vão se dar bem neste game. Aqui você faz o papel do zagueiro inglês John Terry e tem que acertar as cabeçadas no gol. São seis fases, com um total de 12 cruzamentos na área e apenas três erros possíveis. A cada fase aumenta a aglomeração na área e piora e a qualidade do cruzamento.





Após enfrentar França, México, Itália, Argentina e Brasil o jogador chega à final contra a Alemanha. Superando os alemães, é só levantar o caneco.

Clique aqui para jogar.

Vereadores votam redução em conselho

9:33:00 AM

A sessão da Câmara de Vereadores de Maringá vota na manhã de hoje 13 itens, sendo que nove foram encaminhados pela prefeitura. O destaque é a proposta de redução no número de membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente, setor que a prefeitura vem enfrentando vários problemas desde o ano passado.
Como é comum, também há um projeto sobre ruas, desta vez apresentado pela vereadora Márcia Socreppa.

Eu acredito nos blogs

9:12:00 AM

foto

Hoje é um dia especial.
Todos aqueles que acreditam em blogs irão sair com as cores do Brasil.
Repare nas ruas. E veja que esta não é mais uma "campanha furada"!

Humor sem palavras

8:30:00 AM

cartum-glarson

Só para aproveitar o clima "cascônico" da cidade (que esperamos acabar o mais rápido possível). Cartum do americano Gary Larson que abusa do surrealismo em seus trabalhos.

Como neste ao lado, onde Larson inverte a situação colocando o animal no lugar do humano e a pessoa no lugar do bichano.

Pássaros morrem sufocados em mala

8:28:00 AM

• a Polícia Ambiental e a Polícia Rodoviária fizeram uma blitz em um ônibus de linha Curitiba - São Paulo, na região Região Metropolitana de Curitiba, na madrugada de ontem, a prenderam um homem que transportava 150 pássaros dentro de uma mala. Mais de metade dos animais silvestres estavam mortos quando a mala foi aberta.

• um malaco foi catado por populares no Conjunto Champagnat, em Maringá, na noite de ontem após roubar uma bolsa de uma mulher e dar no pinote. A vítima pediu ajuda e o malandro foi detido por um grupo de moradores até que os homens da bota preta chegassem para grampear o sujeito.

• seis malacos que estavam detidos na cadeia de Alto Piquiri fugiram em uma viatura da Polícia Civil na noite domingo. Eles renderam um carcereiro e ainda levaram armas da delegacia.

A greve repercute no Brasil

8:26:00 AM

Além das reportagens feita para a Gazeta do Povo e da TV Cultura/RPC, que levam as notícias da cidade para outras regiões, a greve dos servidores municipais em Maringá começa a reprecurtir em veículos com grande repercussão nacional. Ou seja, quanto mais demorar para que a prefeitura e o sindicato chegarem a um acordo, pior fica a imagem da cidade.

Violência contra a greve de servidores/as em Maringá, do site Centro de Mídia Independente

Maringá sofre com greve de servidores, do site Vote Brasil

Das oitavas para as quartas

segunda-feira, junho 26, 2006 11:36:00 PM

Brasil x Gana

Quem dá mais?

A greve em imagens

6:43:00 PM

greve-cartazes06
Grevistas exibem cartazes com frases direcionadas ao prefeito

greve-portao01
Os 11 caminhões de lixo tiveram os pneus murchos e não puderam sair

greve-portao04
Funcionários da SMSP tentam consertar compressor para encher pneus

greve-portao03
Grevistas cantam e fazem ato simbólico ao liberarem portão da SMSP

greve-portao02
O portão da SMSP foi liberado e os caminhões voltaram a coletar lixo

Fotos: Andye Iore


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google