Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

Fluxo Gênico e corredores ecológicos (I)

sexta-feira, outubro 13, 2006 11:17:00 AM

A criação e implantação das Unidades de Conservação na cidade de Maringá, originalmente desenvolvidas pelo Arquiteto Jorge de Macedo Vieira constituem uma estratégia eficaz para garantir a integridade de remanescentes representativos da mata atlântica na nossa cidade.
No entanto, a garantia da sua sustentabilidade deve ser necessariamente complementada com corredores ecológicos. Assim, o sucesso na preservação da diversidade biológica dessas Unidades depende do estabelecimento de estratégias a longo prazo e de relações de complementaridade entre as diferentes unidades de conservação e seus corredores.
Por essa razão é prioritária a recuperação das unidades de Conservação uma vez que elas são consideradas áreas núcleos, nas quais a floresta nativa deveria estar bem preservada e ter qualidade suficiente para resistir às ameaças que causam a perda de biodiversidade.
Assim, essas Áreas-núcleo devem ser gerenciadas sob o prisma da proteção integral e estarem conectadas a outras Áreas-núcleo por meio de uma rede de corredores ecológicos, denominados de Fundos de Vale, para que a conservação da biodiversidade seja uma realidade.
No entanto, esta não é a prática na cidade de Maringá, uma vez que ficou constatada a destruição do corredor ecológico do Parque do Ingá através da implantação de uma área de estacionamento, conforme amplamente divulgado pela imprensa.
Casos como estes mostram um profundo desconhecimento técnico do meio natural, da história social da cidade bem como assinalam na direção da perda do patrimônio cultural-ambiental da cidade ecológica que foi projetada pelo arquiteto Jorge de Macedo Vieira e complementado de forma coerente pelo arquiteto Nildo Ribeiro da Rocha.


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google