Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

De quem é o Poder?

segunda-feira, outubro 16, 2006 1:28:00 PM

A razão das tantas disputas que se desenrolam pelo planeta, muitas vezes aparece velada pelo discurso. A Democracia não supera as instituições anteriores a ela, como espaço de participação e pluralidade. Tudo isso é aceito sob inluência do desejo e o poder: vontade de saber. A vigência enquanto sistema político, da democracia se dá pela dinâmica da histórica vontade de verdade. Portanto, o discurso democrático aceito atualmente como verdadeiro não teria espaço para veicular no século XVI. E não de modo arbitrário, mas por uma constituição histórica. A vontade de saber, ligada a tudo isso, é quem dá sustentação à veracidade do discurso em qualquer época.
É pelo desejo e pelo poder que os políticos atuais não discursam de modo a contrariar um princípio democrático. Esse discurso sofreria restrições e não encontraria espaço na sociedade ocidental moderna. O discurso democrático exerce forte poder de coação sobre outros modos de discurso, ilustrando a sepração dada por Michel Foucault entre razão e loucura. O discurso anti-democrático não seria ouvido, reconhecido como racional. Assim também é visto o discurso comunista na esfera de domínio capitalista. Desse modo, os discursos de nossos políticos, mesmo sendo genéricos e distantes da realidade, podem ser tidos por verdadeiros pelo poder da instituição democrática. A forma como são usados os espaços em rádios e TV, para propagandas eleitorais, dificultam uma análise honesta dos candidatos. Marcos Coimbra (Vox Populi), considera que, do ponto de vista político, a campanha de Alckmin foi correta. Temos aí outro aspecto institucional orientador do discurso. E o eleitor como fica em meio a tudo isso?


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google