Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

Temperatura chega a 1º negativo em Maringá

terça-feira, setembro 05, 2006 9:27:00 AM


1º C abaixo de zero foi a temperatura mínima junto ao solo registrada pela Estação Climatológica Principal localizada na UEM hoje às 7:00 da manhã. Entretanto, a temperatura mínima do ar foi de 3,5ºC em áreas urbanas e 2,5ºC em áreas rurais, menos do que os 5º indicados pela previsão do Simepar para essa manhã aqui na cidade.
Faltando pouco menos de 20 dias para o início oficial da primavera, foi possível visualizar geada em vários pontos na zona rural de Maringá pela manhã.
A geada corresponde ao congelamento do orvalho na superfície e pode atingir diferentes intensidades. Para ocorrer este congelamento não é necessário que a temperatura no ar esteja igual ou menor que 0°C. Isto porque em determinada superfície a temperatura pode ser até 5°C menor que no ar, dependendo da perda radioativa que a superfície sofre. Neste caso a temperatura é chamada de temperatura de relva (ou de solo). Quando se forma apenas uma camada de gelo na superfície chama-se de geada branca e quando a seiva das plantas congela chama-se de geada negra. Este ultimo tipo, é a mais devastadora para as plantações.
Segundo previsão do Simepar o frio deve continuar nos próximos dias em Maringá.
Siga o link e veja a previsão completa: www.simepar.br

foto feita na manhã de hoje às 7:15 na zona rural de maringá.


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google