Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

Primavera começa hoje e será quente segundo INPE

sábado, setembro 23, 2006 1:31:00 AM

Alegria para muitos, nem tanto para outros, mas oficialmente o inverno termina e da lugar a primavera que inicia-se hoje, 23 de setembro à 1:03 da manhã.
Depois de um inverno quase sem cara de inverno, onde os dias frios foram raros aqui na cidade, a nova estação traz temperaturas ainda mais altas e segundo os meteorologistas esta primavera será mais quente que a média histórica da estação observada nos últimos 30 anos.
Um prognóstico climático para os meses de setembro, outubro e novembro, feito pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe), revela que a primavera pode ter algumas frentes frias, mas as temperaturas estarão predominantemente elevadas. A explicação para esse calor é a mesma que ocorreu no inverno: uma massa de ar quente e seco que se posiciona na atmosfera nas áreas centrais do país e impede a formação de nuvens, que amenizam o calor e provocam chuvas, com isso os índices de umidade do ar deverão ser baixos também.
Essas características estarão mais evidenciadas até a primeira quinzena de outubro e somente a partir daí é que o período com índices mais elevados de precipitação deve ocorrer.
Por ser uma estação de transição entre o inverno e o verão a passagem de frentes frias ainda é comum e com isso, períodos de frios que vão diminuindo gradativamente.
Durante os meses de julho e agosto, a presença de uma situação de bloqueio atmosférico impediu o avanço de sistemas frontais e apenas o ocorrido no final de agosto e primeira semana de setembro conseguiu romper esse bloqueio provocando uma onda de frio intenso, com neve em algumas cidades da serra gaúcha e catarinense e vários dias de geadas em outras, inclusive em Maringá, quando no dia 05/09 foi registrada a menor temperatura do ano na cidade 3,5º C na área urbana. Esse sistema contribui consideravelmente para que outras frentes frias ingressassem provocando assim chuvas mais regulares como as que vem ocorrendo nas últimas duas semanas na cidade.
Em nossa região a primavera praticamente tem sentido simbólico, uma vez que suas características são pouco marcadas, entretanto o início da primavera caracteriza-se também pelo início de dias mais longos, maior número de horas com luz do sol e isso implica diretamente em maiores cuidados com a radiação ultra violeta.
De maneira geral quando as pessoas buscam informações sobre o tempo elas se preocupam mais em saber se vai chover, ou se vai fazer frio e não dão atenção aos índices de UV. O mesmo ocorre com os canais de informação que apresentam as previsões do tempo, são poucos os que apresentam este dado.
A dica é: leve o guarda-chuva as vezes, mas use SEMPRE filtro solar.


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google