Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

Culturas já sentem os efeitos do frio

quarta-feira, setembro 06, 2006 4:32:00 PM


O frio tardio dos últimos dias, com ocorrência de geada, já apresenta efeitos sobre as culturas agrícolas em Maringá. Com temperaturas de relva que chegaram a 1ºC negativo na madrugada de segunda para terça, as plantações mais sensíveis como hortaliças e frutas típicas de regiões tropicais com a banana, já sentem o efeito do frio.
A geada ocorrida foi de intensidade moderada, entretanto, o que acentuou os efeitos foi o frio provocado pelas rajadas de vento do quadrante sudeste. Ondas de frio com essa intensidade são comuns principalmente durante os meses de junho, julho, até meados de agosto, em setembro, temperaturas abaixo de 5ºC em nossa região são pouco comuns.
O principal agravante de frios como esse durante o mês de setembro é que com a proximidade da primavera, o aumento da radiação solar, e o maior período de insolação diária, o metabolismo dos vegetais já estão em processo vegetativo, ou seja, iniciam-se os processos de brotamento e floração, os quais são considerados períodos “críticos” para as plantas. Com isso, em alguns casos pode haver queda de produção, atraso em colheitas, perda de qualidade e até mesmo aumento de preço.
Segundo senhor Luiz Antônio (foto), produtor de banana há 25 anos em Maringá, frio como o dos últimos dois dias é o suficiente para prejudicar a lavoura, segundo ele, são nos próximos dias que o efeito fica mais evidente, quando as temperaturas se elevarem e o sol começar a amarelar as folhas afetadas. Ele lembra ainda que as folhas são a proteção dos frutos e sem elas toda a produção ao longo de um ano fica comprometida.


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google