Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

Gambá

quinta-feira, agosto 31, 2006 7:43:00 AM

sem casaO Gambá (que significa saco vazio) é um marsupial habitante das florestas e também das cidades, sendo seu nome popular na Amazônia de mucura e na Bahia de suruê e na maior parte do Brasil recebe o nome de Gambá. Seu hábito alimentar é Onívoro e seu corpo se apresenta maciço com pescoço grosso, focinho alongado e pontudo, membros curtos e cauda preênsil, bastante grossa, redonda e afilada, só peluda na base.
A cor da pelagem varia muito, indo do branco (animais velhos) ao negro (animais jovens) passando por todas as tonalidades de cinzento e bruno intermediárias. Ainda que seus hábitos sejam noturnos é possível encontra-los durante o dia. Como é um animal de movimentos lentos, é objeto de caça fácil nas cidades. O exemplar da fotografia foi observado na segunda-feira nas proximidades da Avenida Colombo, talvez fugindo das mangueiras de natal.
O Gambá trepa nas árvores com facilidade, usando a cauda preênsil para agarrar-se aos galhos. Se alimenta principalmente de frutos silvestres, ovos e filhotes de pássaros e quando perseguido, o gambá finge-se de morto ou expele um líquido fétido produzido por glândulas axilares.
Quando os filhotes entram na bolsa têm somente 1(um) centímetro e ficam dentro da bolsa por 70 (setenta) dias, onde se desenvolvem até ter condições de enfrentar a selva de pedra.
Este é um dos tantos habitantes da floresta do passeio público, na cidade de Maringá, que não foi consultado a respeito da instalação das mangueiras de Natal, as quais estão previstas para serem instaladas nas árvores do "Passeio COMERCIAL", digo, Passeio PÚBLICO como proposto por entidades a fim de gerar "um clima festivo, positvo e de otimismo" e estimular o consumismo.

©® JUGV FACTORAMA 2006


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google