Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

Impeachment e Demissão

sábado, abril 01, 2006 12:15:00 PM

Não sabia. Essa é a palavra de ordem dos agentes políticos. Contudo, essa resposta já não convence mais. A última cena veio do Prefeito Municipal de Maringá, Senhor Silvio Barros II, membro de uma família tradicional de políticos, quando "a esposa foi flagrada com o carro da prefeitura indo buscar o filho na escola".
O não sabia tem uma longa tradição na política brasileira, lembro-me do Ministro do Trabalho Sr. Magri e agora mais recentemente voltou à moda, quando o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, argumentou que nada sabia a respeito dos movimentos de seus mais próximos e fiéis companheiros.
Tal argumento não convenceu a todo mundo, mesmo com uma relatório da CPI do Correios que poupou Lula, afirmando que não há provas de que foi omisso no caso “mensalão”.
De fato, os agentes políticos estão cada dia mais preparados para responder que não sabiam que deviam administrar com ética, moral e responsabilidade a coisa pública.
Devemos entender que a empresa pública, assim como a empresa privada possui regras similares, no entanto, não são iguais na sua natureza e missão. Assim, os procedimentos no gerenciamento da empresa pública se pautam em regras que devem atender o bem comum, a plena transparência e finalidade pública.
A coisa pública não é minha ou daquele que obteve os votos necessários para estar à frente do Executivo. Ele ou ela, representam os interesses da coletividade e para ela deve administrar. Não é como o gerente que administra para a maioria acionária que o colocou no cargo. Aqui, o prefeito novamente se equivoca, pois, a sua analogia com a empresa privada não cabe para o uso da coisa pública. Pois, esta não está para atender com exclusividade as suas necessidades pessoais, e menos ainda, a coisa pública deve suprir as suas obrigações como pai.
Agora, três acontecimentos na cidade, a saúde, o passe do estudante e as máquinas da Secretaria de Serviços Públicos, mostram de forma mais ampla, o que essa administração entende por coisa pública.
Os agentes políticos que alegam não saber das suas responsabilidades, públicas e políticas, não devem continuar à frente de seus cargos. A eles cabe o Impeachment e a Demissão.


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google