Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

Fora da Lei

segunda-feira, abril 10, 2006 12:07:00 PM

Ingá News e o jornalismo fora da lei

Sem expediente e jornalista responsável, novo site de notícias maringaense adota a ética do “Ctrl + C, Ctrl + V”

Mais uma opção. Jornalismo em tempo real. Notícias a todo momento. Informação de qualidade... duvidosa. O novo site jornalístico maringaense, Ingá News, prima pela falta de ética.

Não. Convenhamos. O veículo tem ética, sim. A ética do “Ctrl + C, Ctrl + V”. Antigamente denominada “gillette press”, a prática mudou de nome para se modernizar, mas continua a mesma: copiar o trabalho alheio.

O jornalista deve obedecer ao código de ética de sua profissão. Roubar a produção de um colega é antiético. Publicar material sem o crédito devido ao autor é antiético. Utilizar textos sem citar a fonte é antiético.

Devemos ter em mente que, além de antiéticas, as práticas do Ingá News são passíveis de processos e punições. Talvez por isso sabiamente – o brasileiro muitas vezes confunde malandragem com sapiência - o site não divulgue expediente e jornalista responsável.

Ao visitarmos o site, podemos ver uma grande quantidade de anúncios. Agora cabe um questionamento: é interessante ao empresário ter a imagem de sua empresa vinculada a veículo que desrespeita, descaradamente, leis de nosso país?

Diria que descumpre leis muito mais antigas. Leis milenares. Lembremo-nos dos dez mandamentos, aqueles da bíblia. “Não roubar”, desrespeitado. “Não levantar falso testemunho”, desrespeitado. “Não cobiçar as coisas alheias”, desrespeitado.

Considerando. Roubo de matérias de terceiros. Falso testemunho ao divulgar textos dando a entender que sejam seus. Inveja de coisas alheias ao copiar o código fonte do site de notícias do UOL (Universo Online).A falta de cuidado chega ao extremo. Os textos copiados são publicados com a configuração de fonte (letras) dos sites de onde foram roubados.

Assim, podemos ver claramente que cada matéria tem uma configuração diferente. Na gíria policial existem os ladrões especialistas, mas também os “pés de chinelo”. Os segundos são os inexperientes, aqueles que são facilmente pegos, pois deixam rastros. A própria expressão, que os denomina, surgiu do fato de que os ladrões acabavam por esquecer um pé de chinelo ao fugirem da cena do crime.

Ainda devemos ter esperança na imprensa? Sim! Há muita gente competente e ética desempregada por aí. Basta os empresários da comunicação atentarem ao fato de que a qualidade jornalística é fator decisivo ao lucro da empresa.


Este artigo foi publicado originalmente no jornal Matéria Prima.


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google