Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

A dengue chegou!!!!

sexta-feira, março 24, 2006 7:05:00 AM

mosquito
Desde setembro de 2005, que as equipes que faziam o trabalho de controle da Dengue em Maringá diminuíram, até praticamente desaparecer. Porém, contrária a essa situação, o número de casos da doença vem aumentando.
Dengue é uma doença infecciosa aguda causada por um vírus. Seu nome deriva do termo “ki denga pepro” que significa “Cãimbra Súbita” causada por maus espíritos (Caribe, 1827). A primeira epidemia de dengue registrada ocorreu nos Estados Unidos em 1780.No Brasil desde 1990, a dengue vem contaminando mais pessoas a cada ano, com um aumento importante do número. O vírus da dengue é transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado com o vírus da doença.
Conforme dados da Fundação Nacional de Saúde a doença se manifesta em torno de 3 a 6 dias após a picada do mosquito (porém pode levar até 15 dias entre a contaminação e o aparecimento dos sintomas), ocorre febre alta (que pode durar de 3 a 8 dias), prostração, dor de cabeça, dor nos olhos,dor no corpo (principalmente na região dos rins e articulações).
Existe mais de um subtipo do vírus da dengue. Se uma pessoa tem dengue uma vez ela só fica imunizada contra este subtipo. Se esta mesma pessoa entrar em contato com um vírus da dengue de outro subtipo, ela pode contrair novamente a doença e aí desenvolver uma forma mais grave da doença chamada dengue hemorrágica. A dengue hemorrágica, além dos sintomas iniciais da dengue clássica, apresenta hemorragias (sangramentos), que quando intensas podem causar queda de pressão e até a morte.

©® JUGV-FACTORAMA 2006


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google