Factorama: http://factorama2.blogspot.com Publicação de divulgação científica em meio eletrônico.
Factorama

Atualizado diariamente - www.factorama.com.br - ISSN: 1808-818X

Coisas que não vão para frente

segunda-feira, março 27, 2006 1:35:00 AM

Deve estrear hoje ou nesta semana mais um site sem futuro em Maringá: o Ingá News. A página tem o layout quase idêntico ao curitibano CWB News.

Digo que o site é sem futuro, como quem dá um tapa na cara, porque é com descaso que os leitores têm sido tratados quando alguém pensa em abrir um negócio usando o jornalismo como fachada. O objetivo é lucrar o máximo com o mínimo de produção própria. Falo isso com base em muita coisa triste que a gente vê por aí, como o caso do CWB News, onde a maioria absoluta do conteúdo é chupado de agências de notícias oficiais, como a prefeitura.

Onde querem chegar?

Ao bolso do cliente e não ao leitor. O que deveria ser mais importante em um site, que é o seu conteúdo, fica em segundo plano. Quando falo em conteúdo estou me referindo a material próprio, produzido por profissionais contratados pelo veículo. Se o idealizador não tem dinheiro para pagar jornalistas, então deve mudar o foco de seu empreendimento, para não ser tachado de picareta.

Em Maringá há sites que garantem bom lucro e grande acesso sem uma gota de jornalismo. É o caso daqueles que exibem fotos de boates. São sites sinceros com seus visitantes e anunciantes. Caminhos alternativos como esses deveriam ser levados em consideração por quem não tem aptidão para produzir um noticiário próprio.

Quer abrir um site de notícias?

- Não trate o leitor como imbecil. Ninguém vai acessar seu site para ver material copiado de outros lugares;

- Preocupe-se com a qualidade do conteúdo. Aparência é secundário;

- Contrate profissionais de comunicação. E saiba que um só não adianta. Se não tem dinheiro, mude de ramo.

Considerações finais

O jornalismo on-line é um ótimo filão de mercado, capaz de deixar os jornais impressos de cabelos brancos. Mas, por sorte dos impressos locais, quem tem se aventurado na internet não tem dinheiro ou não tem noção de como produzir um site de qualidade.


Copyright © 2003 - 2010 Factorama. Os artigos contidos nesta revista eletrônica são de responsabilidade de seus autores. A reprodução do conteúdo, total ou parcial é permitida, desde que citado o Autor e a fonte, Factorama http://factorama2.blogspot.com. Publicação de divulgação científica em meio eletrônico. Destinada ao debate político, econômico, ambiental e territorial, com atualização diária. Ano 6, Primeira edição em julho de 2003. BLOG é abreviação de weblog. Vem de web, que significa internet, e log, de conectar-se à rede. Qualquer publicação freqüente de informações pode ser considerado um blog.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Página Principal - Arquivo Morto do período de 12/2003 até 03/2006
 

A motosserra está de volta!!!

Motosserra

Copyright © 2011 JUGV


Arquivos FACTORAMA



Site Feed Site Feed

Add to Google